O tempo frio e seco do outono e inverno traz consigo uma série de doenças respiratórias com sintomas nada agradáveis. O principal deles é a congestão nasal, causada por uma inflamação que deixa as narinas obstruídas pelo acúmulo de muco, dando a sensação de “nariz entupido”.
“É muito comum que a pessoa fique com o nariz entupido e escorrendo quando fica resfriada. Isso porque a inflamação estimula a produção de muco e fluido em excesso como uma forma de proteção”, explica o médico otorrinolaringologista Dr. Ricardo Landini. “Por isso, quando as doenças são de origem alérgica como asmas, rinites e sinusites, a congestão nasal é um sintoma muito comum”, complementa o professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Sendo assim, é sempre importante procurar ajuda médica para investigar a causa por trás do problema. Além disso, existem certos cuidados no dia a dia que também ajudam a prevenir o nariz entupido. Abaixo, você confere algumas dicas do especialista para combater o surgimento desse sintoma.
1. Cuide da sua higiene pessoal
Ter uma rotina de higiene pessoal é fundamental para reduzir o risco de infecções, inflamações e reações alérgicas.
2. Higienize o ambiente doméstico
Manter a casa sempre limpa evita a proliferação de ácaros e mofos que causam asma, rinite e sinusite. Sendo assim, higienize os ambientes com regularidade, principalmente móveis e objetos que acumulam poeira.
3. Evite aglomerações e lugares fechados
Espaços fechados com muitas pessoas e sem ventilação aumentam o risco de infecções respiratórias que causam o nariz entupido.
4. Atenção à dieta
Ingerir alimentos saudáveis, principalmente ricos em vitamina C, não só fortalecem a imunidade, como também ajudam a combater a congestão nasal.
5. Faça lavagem nasal
Por fim, o especialista recomenda lavar o nariz com soro fisiológico sempre que sentir desconforto, sobretudo, quando o tempo estiver seco.
Fonte: Saúde em Dia