O asteroide 2006 HV5 classificado pela Nasa como “possivelmente perigoso” passará próximo da Terra a uma velocidade de 61 mil quilômetros por hora nesta quarta-feira, 26. Caso a rota do asteroide mude, é provável que ele atinja a planeta. Ele possui 300 metros e estará a uma distância de 2,4 milhões de km. Além disso, só pode ser visto com telescópios sofisticados.
O 2006 HV5 está entre os mais de 30 mil objetos identificados próximos da Terra e entre os 2,3 mil asteroides que estão no grupo dos “potencialmente perigosos”. A Nasa reforça que nenhum deles representa uma ameaça efetiva, mas sempre podem atingir o planeta com a mudança de percurso.
Leia também:
5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente
Um grupo de asteroides se aproxima da Terra nesta semana
Conheça o asteroide que passará próximo à Terra e equivale a 90 elefantes
Asteroides que já se aproximaram da Terra
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
O post Asteroide de 300 metros pode atingir a Terra nesta quarta-feira apareceu primeiro em Forbes Brasil.