Uma válvula congelada frustrou as esperanças de Elon Musk de enviar seu foguete magnum opus ao espaço pela primeira vez na segunda-feira. Agora, sua empresa, a SpaceX, diz que está levando 72 horas para reciclar e enviar a Starship para a órbita novamente nesta quinta-feira.
O Starship foi projetado para ser o foguete mais poderoso de todos os tempos, que a Nasa planeja usar para as próximas missões Artemis à Lua e Musk espera um dia transportar humanos para Marte. Mas primeiro a enorme espaçonave tem que deixar a atmosfera da Terra pela primeira vez com a ajuda de um propulsor Super Heavy carregado com 33 motores Raptor da próxima geração da empresa.
Leia também:
5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente
SpaceX é avaliada em US$ 137 bilhões após rodada de investimentos
8 curiosidades sobre a NASA que vão além do espaço
Este voo de teste está em desenvolvimento há quase dois anos, desde que uma série de voos de alta altitude usando um protótipo trimotor de Starship foi concluída em meados de 2021. Muito desse tempo foi gasto trabalhando em uma longa revisão ambiental e processo de licenciamento liderado pela Administração Federal de Aviação, que finalmente foi concluída com a emissão de uma licença de lançamento na última sexta-feira.
A SpaceX imediatamente mirou na tentativa de lançamento mais cedo possível na manhã de segunda-feira, mas no final do domingo Musk já estava alertando que a missão provavelmente seria cancelada naquele dia.
Assista no canal da SpaceX pelo YouTube:
Confira 5 foguetes da SpaceX, de Elon Musk, que tiveram seus lançamentos adiados:
O post Como assistir ao lançamento do super foguete da SpaceX nesta quinta-feira apareceu primeiro em Forbes Brasil.