A meditação é uma prática que traz diversos benefícios para o bem-estar. Porém, por mais que seja fácil falar, às vezes é difícil fazer, ainda mais com os afazeres do dia a dia. É por isso que a meditação ativa, uma forma de meditar enquanto realiza outras tarefas, torna-se a escolha ideal para a maioria das pessoas.
A meditação ativa é realizada por meio da atenção plena e, então, pode ser executada enquanto outras tarefas são feitas. Com ela, é possível acalmar a mente, tornando-se assim uma pessoa mais produtiva, criativa e inovadora.
Além disso, o exercício é um ótimo jeito de iniciar a prática para quem nunca fez. Então se você é iniciante no mundo da meditação ou simplesmente não tem tempo sobrando no dia a dia, aprenda a seguir como apostar na meditação ativa!
Aprenda a aderir à meditação ativa
Primeiramente, a meditação ativa é diferente da passiva – que é aquela mais tradicional onde é preciso estar em uma posição confortável, com os olhos abertos ou fechados, respirando profundamente. Na verdade, a meditação ativa é quase o contrário disso, já que ela pode ser realizada enquanto a pessoa se movimenta, cozinha ou até limpa a casa.
Mas o momento onde as pessoas mais curtem fazer a meditação ativa é durante caminhadas. Nesse momento, a ideia é se concentrar nos passos dados, na forma como se caminha e no contato dos pés (preferencialmente descalços) com o solo.
Tudo isso fica ainda melhor se essas caminhadas forem feitas em locais calmos. Já para fazer a meditação ativa dentro de casa, enquanto realiza outras tarefas, há alguns outros passos que você pode seguir. Listamos eles a seguir:
Mantenha a mente focada na atividade: pense no que você está fazendoObserve o movimento das suas mãos ou dos pésSinta a textura dos objetos que você está utilizandoOlhe para as roupas que você está usandoPerceba se há algum aroma no ambienteSinta também a temperatura do local no seu corpoSe algum pensamento surgir, reflita sobre ele e o deixe ir
Essa lista não precisa ser uma regra, mas pode ser boa para te ajudar a começar a meditação ativa. O importante, no geral é evitar que a sua mente se prenda em eventos do futuro ou do passado, vivendo o presente.
Ah, e uma última dica: se você é daquelas pessoas que adora ouvir música, colocar as suas melodias preferidas para tocar durante a meditação ativa também pode ajudar. Afinal, a música também é ótima para a nossa paz interior e autocuidado.
Fonte: João Bidu