A edição 2023 da Expo Revestir, maior feira de revestimento e acabamento da América Latina, foi o palco de celebração dos 150 anos da Kohler, marca norte-americana líder na fabricação de louças e metais para cozinhas e banheiros. Em um estande de 1.200 metros quadrados – quase o triplo do de sua última participação –, a empresa apresentou à comunidade de arquitetura e design todo o portfólio de produtos com atributos ligados a sustentabilidade, design, tecnologia e inovação. Também desenvolveu parceria com artistas locais e expôs itens como bacias sanitárias coloridas, chuveiros smart, coleções desenvolvidas exclusivamente para o mercado nacional e outros produtos focados nas necessidades de clientes cada vez mais exigentes.
O Brasil, onde começou as operações em 2014, ainda é um novo mercado para a Kohler, mas é visto pelo board global como um dos mais importantes do mundo, considerando a pluralidade cultural, o alto padrão de exigência dos profissionais do segmento e a capacidade de atender a necessidades específicas dos consumidores locais. “Estamos comprometidos com o país, cientes de que há muito trabalho a ser feito, procurando crescer da maneira correta e reforçando o protagonismo da marca consistentemente”, diz Norbert Schmidt, vice-presidente global de operações kitchen and bath.
PIONEIRISMO
A Kohler foi pioneira em criar louças coloridas, no distante ano de 1927, quando elevou o status de mera funcionalidade de um banheiro para um elemento estético. “Algo tão simples, como a cor, foi uma inovação importante para toda essa indústria, há quase cem anos, porque iniciou uma revolução em torno do design. Hoje as pessoas querem mostrar o banheiro e a cozinha como se fossem parte de uma obra-prima – e a cor tem papel fundamental nessa mudança comportamental”, explica Schmidt.
Essa visão permite que o design caminhe junto com a inovação e faz com que a empresa ofereça produtos que abraçam o mundo contemporâneo, com olhar voltado para o bem-estar, a experiência, a sustentabilidade, a inclusão e a tecnologia, de modo a tornar as peças cada vez mais personalizáveis.
DE OLHO NO BRASIL
Larry Yuen, presidente global de kitchen and bath, define que, para crescer, a Kohler leva a sério a premissa de agir localmente e pensar globalmente, valorizando a aproximação com o consumidor. Nesse contexto, o Brasil é um dos países com maior número de lojas no estilo Kohler Experience Center – e a empresa prevê dobrar o número de lojas em grandes capitais do país. Segundo ele, a empresa já é relevante na América do Norte, Europa e China, e está em fase de crescimento na América Latina. Possibilitar que o consumidor experiencie as peças de cozinha e banho, com seus detalhes e sua tecnologia, na própria loja, é uma das formas de mostrar a qualidade e o valor agregado do produto.
Como parte dessa estratégia, a Kohler promove a reestruturação constante no portfólio, seja criando itens demandados pelo mercado nacional, seja adaptandoprodutos de outros países. Esse trabalho acontece na fábrica própria, em Andradas (MG), parte do pilar da expansão no Brasil e que permite a fabricação com custo-benefício mais atrativo e maior estoque, sem a necessidade de importação.
Além do mercado de luxo e as lojas-modelo, a Kohler aposta na distribuição dos seus produtos em home centers, buscando manter o padrão de experiência que oferece nas lojas próprias. Para Alexandre Pavão, diretor-geral da Kohler no Brasil, isso os aproxima dos arquitetos e projetistas, além de ajudar a entender as necessidades mais profundas de seus clientes.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.
O post A era das cores apareceu primeiro em Forbes Brasil.