O bilionário Elon Musk voltou a ser notícia por causa da inteligência artificial. Após protagonizar, nos últimos meses, uma série de alfinetadas contra a OpenAI, empresa que ajudou a fundar e é dona do ChatGPT, Musk estaria abrindo sua própria empresa de IA. De acordo com o Wall Street Journal, ele criou uma companhia chamada X.AI Corp, em Nevada, nos Estados Unidos.
Outra matéria, do Business Insider, apontou que o empresário comprou 10 mil equipamentos da Nvidia que são fundamentais para treinamento de IA. Questionado pela BBC sobre o tema, Musk afirmou que com certeza o Twitter e a Tesla precisam desses equipamentos. Existe a possibilidade de que o bilionário integre a nova empresa de IA com Tesla SpaceX, Twitter e outras empresas relacionadas a ele.
Uma história de amor e ódio com a IA
Musk fundou a OpenAI junto com Sam Altman no ano de 2015, mas rompeu a sociedade em 2018 por não concordar com os rumos. À época, disse que o ChatGPT era “assustadoramente bom”, mas recentemente não tem deixado de criticar a ferramenta que vem se tornando cada vez mais popular. Em suas últimas críticas, Musk chegou a dizer que o ChatGPT é treinado para ser “woke”, o que em tradução literal significa um conceito sobre quem tem consciência social sobre racismo, homofobia e outras causas, o que segundo ele não faz sentido já que a tecnologia precisa ser agnóstica.
Leia mais Elon Musk e bilionários de tech pedem pausa no desenvolvimento de IA
Sam afirmou na entrevista publicada em março que a OpenAI permanece inerente à Microsoft e destacou que a empresa não está presente no Conselho da OpenAI mesmo sendo a principal financiadora do projeto. Recentemente, a Microsoft aportou US$ 10 bilhões na ferramenta. “Eu realmente acho que Elon Musk se preocupa com o futuro em relação à inteligência artificial regenerativa, porém, o vejo como um idiota na medida que vem se estressando sobre como será o futuro da humanidade.”
O executivo ainda afirmou que os riscos do ChatGPT-4 estão sendo mensurados e defendeu que sempre haver benefícios e ameaças antes de escalar a tecnologia ao público. “Não acho que seria bom para nós abrir o código GPT-4, por exemplo. Acho que isso causaria algum estrago no mundo, ou pelo menos há uma chance disso. Não podemos ter certeza de que não”, concluiu.
Carta aberta contra a IA
Elon Musk e Steve Wozniak estão entre centenas de tecnólogos, empresários e pesquisadores que pedem aos laboratórios de IA que parem imediatamente de trabalhar em poderosos sistemas de IA solicitando que os desenvolvedores fiquem fora da “corrida fora de controle” para implantar sistemas cada vez mais avançados, enquanto avaliamos melhor os riscos que a inteligência artificial avançada representa para a humanidade.
Leia mais: Insultos a Elon Musk e mais: a polêmica entrevista do fundador da OpenAI
Qualquer pausa deve ser “pública e verificável” e incluir todos os principais atores, disse a carta. O documento também aponta que os desenvolvimentos acelerados dos últimos meses ressaltam a necessidade de ação drástica com “laboratórios travados em uma corrida fora de controle” para desenvolver e implantar sistemas cada vez mais poderosos que ninguém – incluindo seus criadores – pode entender, prever ou controlar.
Laboratórios e especialistas independentes devem usar a pausa para desenvolver um conjunto de protocolos de segurança compartilhados que sejam auditados e supervisionados por especialistas externos, disse a carta, o que deve garantir que os sistemas de IA “estejam seguros além de qualquer dúvida razoável”.
Os signatários incluem cientistas da computação conhecidos como Yoshua Bengio e Stuart Russell, pesquisadores acadêmicos de peso e indústrias como Oxford, Cambridge, Stanford, Caltech, Columbia, Google, Microsoft e Amazon, bem como proeminentes empreendedores de tecnologia como o cofundador do Skype, Jaan Tallinn, o cofundador do Pinterest, Evan Sharp, e o cofundador da Ripple, Chris Larsen.
5 vezes em que Elon Musk se envolveu em tretas tecnológicas:
O post Os planos de Elon Musk com a X.AI Corp, sua nova empresa de IA apareceu primeiro em Forbes Brasil.