Xô, gripe! Confira 8 dicas para fortalecer a imunidade no outono

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read

A redução gradativa das temperaturas durante o outono pode enfraquecer a imunidade, deixando o organismo mais suscetível a infecções respiratórias como a gripe. Por isso, é preciso se atentar à saúde nessa época do ano e buscar maneiras de se proteger contra essas doenças. Abaixo, você confere 8 dicas do infectologista do Hcor (Hospital do Coração), em São Paulo, Dr. Guilherme Furtado, para fortalecer seu sistema imunológico no outono e prevenir o surgimento da gripe. 

1. Evite álcool e tabaco

Tanto o cigarro, quanto o consumo de bebidas alcoólicas baixam a imunidade, deixando o organismo sem defesa e predisposto a doenças. Portanto, evite-os!

2. Beba água

Manter-se bem hidratado é fundamental para eliminar as toxinas do corpo e deixar o muco do trato respiratório mais fluido.

3. Atenção ao clima seco

Utilizar um umidificador pode ser uma boa saída para dificultar a permanência de vírus no ar. Mas, cuidado para não exagerar e favorecer o surgimento de fungos.

4. Alimente-se bem

Alimentação rica em nutrientes e vitaminas é fundamental para evitar a gripe e outras doenças respiratórias. Sendo assim, tenha uma dieta com alimentos integrais, frutas, vegetais, nozes e sementes. 

5. Aprecie o ar livre

Saia um pouco de casa, nem que seja para ir até o quintal ou à varanda do apartamento. Tomar ar fresco e abastecer o estoque de vitamina D com o sol são atitudes fundamentais para fortalecer a imunidade.

6. Durma bem

Durante o sono, nosso corpo libera citocina, substância fundamental para fortalecer o sistema imunológico contra a gripe. Ou seja, dormir bem é parte importante nesse processo. 

7. Evite o estresse

Nem sempre é possível evitá-las, mas reduzir o estresse no dia a dia ajuda a manter a saúde mental e, consequentemente, a imunidade. 

8. Exercite-se

A prática regular de exercícios físicos também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, pois eleva o fluxo sanguíneo e a circulação de glóbulos brancos pelo corpo.

Deixe um comentário