O filme Super Mario Bros chegou com pontuações críticas um tanto medianas – apenas 54% no Rotten Tomatoes até o momento, marca abaixo dos dois filmes anteriores de Sonic. A reclamação generalizada: o filme é “raso”. Mas, quero dizer, esta também é uma geração de críticos que pode estar totalmente fora de contato com esse tipo de adaptação de videogame, dadas falas como essa de Owen Gleiberman, da Variety:
“Mario então se une à Princesa Peach para salvar seu reino de Bowser, uma fera que cospe fogo e comanda um vasto exército de Koopas, que são tartarugas. Bowser também é uma tartaruga, embora bastante monstruosa – ele é como uma fusão de Lionel Barrymore, a marionete Madame Wayland Flowers e um T. Rex de pelúcia feito para crianças.”
Lionel quem? Wayland o quê? Não tenho certeza se alguém com mais de 50 anos deveria revisar este filme. E agora que as pontuações do público estão chegando, não fico chocado ao ver que elas estão muito acima das pontuações da crítica.
Isso reforça algo que já sinto há muito tempo, que os críticos de TV têm uma noção melhor dessas coisas do que os críticos de cinema, isso tentando analisar as adaptações de videogames.
Alguns exemplos:
The Last of Us – 96% de crítica, 89% de audiência
Arcano – 100% de críticos, 96% de audiência
Castlevania – 94% de críticos, 90% de audiência
Cyberpunk Edgerunners – 100% críticos, 96% audiência
The Witcher – 81% de críticos, 74% de audiência
Todos extremamente próximos. Na verdade, os críticos de TV podem ser muito generosos:
Halo – 70% de críticos, 52% de audiência
Resident Evil – 54% de críticos, 26% de audiência
Embora os filmes recentes de videogames…
Sonic the Hedgehog – 64% de crítica, 93% de audiência
Sonic 2 – 69% de críticos, 96% de audiência
Uncharted – 41% de críticos, 90% de audiência
Mortal Kombat – 54% de críticos, 86% de audiência
Monster Hunter – 44% de críticos, 70% de audiência
Agora podemos adicionar Super Mario, 54% de críticos, 98% de público
Então, o que está acontecendo aqui? Eu diria que os críticos de cinema tendem a ser mais velhos e geralmente são, uh, não quero dizer mais pretensiosos, mas estou tendo problemas para encontrar outra palavra. Enquanto o tipo de pessoa que realmente se senta e assiste a algo como The Last of Us ou Arcane ou um anime Cyberpunk pode ser um pouco mais receptivo a esse tipo de coisa em primeiro lugar. Um cara que está descrevendo Bowser, um dos personagens de videogame mais conhecidos do planeta, referindo-se a um ator nascido em 1878, pode não ser a melhor pessoa para analisar o filme em primeiro lugar.
Mario pode não ser o filme infantil mais profundo que você já viu, mas para os jogadores parece que será muito divertido e, muito claramente, renderá uma quantia surpreendente de dinheiro. Neste caso, talvez mais do que de costume, o que os críticos estão dizendo aqui realmente não importa nem um pouco.
O post Super Mario Bros mostra que críticos de cinema não entendem games apareceu primeiro em Forbes Brasil.