Dicas para não errar na hora de preparar o bacalhau na Páscoa

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read

Na Páscoa, é bem comum rolar aquele almoço bem caprichado com bacalhau, não é mesmo? No entanto, esse alimento pode ser mais complicado de preparar do que pensamos. Isso porque, além de ser muito salgado, a escolha do peixe e seu armazenamento também precisam ser feitos da forma correta.

Por isso, todo prato que tenha o bacalhau como componente precisa seguir uma série de detalhes, afinal, ninguém quer estragar uma refeição! Confira a seguir 3 dicas para não errar no almoço de Páscoa com bacalhau.

Escolhendo o bacalhau

Talvez você não saiba, mas existem vários tipos diferentes de bacalhau e isso faz com que cada peixe seja mais adequado para um tipo de preparo diferente. Assim, vale pesquisar antes de ir às compras qual a melhor opção para a sua receita. Além disso, as versões frescas do peixe são melhores para os pratos assados, enquanto o bacalhau desfiado pode ser ideal para recheios de bolinhos ou outros petiscos.

Preste atenção no sal!

Antes de começar qualquer receita, é necessário fazer um processo muito importante, que é dessalgar o bacalhau. Mas como fazer isso? A gente te ajuda! Basta seguir os passos abaixo:

Lave o bacalhau para tirar o excesso de sal;Mantenha o peixe em um recipiente com água filtrada e gelada, sempre dentro da geladeira;Troque a água de 6 em 6 horas – a quantidade de vezes necessárias vai depender do tamanho da sua peça.

Atenção: não tente usar água fervente para o bacalhau dessalgar rapidamente! Isso vai fazer com que ele fique seco e bem menos agradável de comer. Se a pressa for muita, pode ser melhor comprar o peixe já dessalgado. Além disso, lembre-se de não exagerar no sal da receita, já que o bacalhau já é bem salgadinho.

Armazenamento

Se você comprar o bacalhau dias antes da Páscoa, vai ter que saber armazená-lo corretamente até a data. E essa forma correta é guardando-o dentro da geladeira. Você também pode pincelar azeite para que não resseque e colocar duas rodelas de limão siciliano no recipiente do peixe para evitar o cheiro forte.

Já sobre congelar o bacalhau, não faça isso enquanto ele estiver salgado, hein? Só dá para pensar em fazer isso depois do processo de dessalgar.

Deixe um comentário