Novos terraços se abrem sobre São Paulo oferecendo experiências que combinam pratos e drinks a vistas da cidade. Conheça a seguir alguns rooftops que têm se destacado na capital paulista:
Baleia Rooftop
Inaugurado em novembro no quarto andar do edifício B32, na avenida Faria Lima, ocupa uma área de 680 m² que se divide em cinco ambientes: quatro com fechamento de vidro e um ao ar livre. Na área externa, voltada para a praça diante do prédio (e para a escultura de baleia metálica instalada ali), há um jardim com bangalôs privativos de madeira e mesas cobertas por ombrelones. Na interna, ficam o bar e o salão do restaurante – o primeiro mediterrâneo do grupo Corrientes 348 (que já opera o Dasian, no térreo do B32).
A cargo do chef Flávio Miyamura, o cardápio tem opções para petiscar, como camarão confitado no azeite com chips de alho, e pratos como risoto com tucupi e lagostim grelhado. O bartender Marco De La Rocha fez consultoria para a carta de drinks.
Leia mais: Restaurantes viram estratégia para ocupar estádios em dias sem jogos
MII Rooftop
De inspiração grega, o espaço, aberto em outubro, é o quinto restaurante do complexo gastronômico Vila Anália, no Jardim Anália Franco. Tem dois ambientes com móveis trazidos da Grécia e um painel em homenagem ao sol feito de madeira ornada com 4 mil folhas de ouro.
Para chegar até ele, os clientes entram em um elevador envidraçado que atravessa a adega – onde há, entre os vinhos, rótulos gregos. Na parte externa, que inclui um lago com peixes, esteiras de palha e palmeiras posicionadas ao redor das mesas e bancos oferecem sombra aos clientes.
Entre os destaques do cardápio do chef Antonio Maiolica, carpaccio de salmão com burrata, maçã verde, pimenta-rosa e folhas e fettuccine maremonti, com lagosta, cogumelos e trufa. As sobremesas, como baklava de chocolate com gelato de pistache e crocante de massa filo, são do chef-confeiteiro Pedro Frade (Under 30 2022).
Barnô
Com teto retrátil e vista para o Parque do Ibirapuera, entrou em funcionamento em outubro no 17º andar do Canopy by Hilton São Paulo Jardins. O hotel ocupa um prédio residencial dos anos 1960 que passou por um retrofit e hoje ostenta na lateral um grande mural do artista plástico Speto.
No Barnô, o skyline é uma atração que compete (ou harmoniza) com a carta de drinks assinada pelo Guilhotina, bar conhecido pela alta coquetelaria autoral e que chegou a figurar na 15ª posição do ranking The World’s 50 Best Bars em 2019. O coquetel The Crusher, por exemplo, leva brandy, rum envelhecido, Amaro Lucano, vermute e tintura de pimenta-da-jamaica. Para acompanhar, tábua de charcutaria feita na casa, servida com picles de legumes, e outros acepipes do chef David Kasparian, do Stella, restaurante do hotel.
Belavista Rooftop Pool & Bar
Na área de uma das piscinas do Rosewood, com vista panorâmica para a cidade, abriu junto com o hotel, no início de 2022, portanto acaba de passar por seu segundo verão. O menu combina inspiração mediterrânea a ingredientes locais em pedidas como tartelete com figos, queijo de cabra e mel de abelha jataí ou queijos brasileiros com doce de abóbora. Entre as sugestões para beber, champagne e drinks como o Lillet Clericot, com Lillet Blanc, licor de laranja, morango, laranja, abacaxi e soda de graviola com limão siciliano.
Leia mais: Por dentro do ultra-luxuoso hotel Rosewood São Paulo
Terraço Dhomus
Aberto desde abril de 2022 na cobertura do restaurante mediterrâneo de mesmo nome na rua Amauri, tem ambiente cercado de verde e decoração rústica que remete a Mykonos, na Grécia.
Para o verão, o chef italiano Leonardo Russi preparou receitas cruas refrescantes como vieira com kiwi, baunilha e hortelã e tartar de atum, além de sanduíches, como o de cavaquinha cozida no vapor com maionese de maçã e salsão. Acompanham drinks como Boulevardier, Bellini e Spritz.
(Matéria publicada na edição 104, de dezembro de 2022)
O post 5 rooftops em São Paulo para curtir os dias ensolarados apareceu primeiro em Forbes Brasil.