A trading global de grãos Viterra decidiu não continuar seus programas de originação e exportação para fora da Rússia depois de 1º de julho e está avaliando opções para transferir seus negócios e ativos no país para novos proprietários, informou a empresa hoje (30).
“Após o monitoramento contínuo da situação no ano passado, a Viterra concluiu que suas atividades na Rússia não se encaixam mais na direção de longo prazo da empresa”, afirmou em comunicado à Reuters.
A equipe administrativa da Viterra na Rússia também planeja criar uma exportadora independente de grãos assim que a companhia encerrar suas atividades de exportação no país, disse o chefe do escritório russo, Nikolai Demyanov.
Mais cedo, o Ministério da Agricultura havia informado sobre a decisão da companhia, mas minimizou os impactos para as vendas externas da Rússia, que é a maior exportadora mundial de trigo.
“A retirada da Viterra do mercado não afetará os números das exportações russas de grãos, todas as instalações de transbordo serão preservadas e continuarão operando normalmente”, afirmou o ministério.
O post Viterra encerrará programas de originação e exportação na Rússia apareceu primeiro em Forbes Brasil.