Por conta do seu tamanho, bem menor do que o de cães e gatos, os hamster são, muitas vezes, considerados animais mais fáceis de se cuidar. Por isso mesmo, vários pais e mães compram esse tipo de bichinho como o primeiro pet dos filhos. Porém, se você está pensando em fazer isso, saiba que não é tão simples assim.
Um hamster pode ser uma ótima companhia, porém é sempre preciso ponderar bastante antes de adquirir um bichinho. Afinal, mesmo que pequeno, ele ainda precisa de muitos cuidados, que, inclusive, muitas vezes nem sabemos.
Por conta disso, conversamos com a Dra. Monique Rodrigues, especialista em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, para entender melhor os cuidados que um hamster necessita. Veja a seguir e saiba as principais coisas que você deve refletir antes de comprar um hamster.
Cuidados importantes com um hamster
Um hamster pode até ser mesmo mais fácil de cuidar do que um cão ou gato, principalmente porque ele fica mais restrito a um espaço. Contudo, é preciso entender que isso não significa que as responsabilidades com ele sejam menores.
“Água fresca, alimentação de qualidade e a limpeza da gaiola diariamente são fundamentais, como qualquer animal de estimação”, diz a Dra. Monique. Além disso, os hamsters também precisam de exercícios diários e de ambientes desafiadores e seguros.
Quando o assunto é alimentação, que é um dos pilares mais importantes para cuidar bem de qualquer pet, a especialista explica que o mais ideal é a alimentação comercial (ração) de boa qualidade. Apesar disso, o fornecimento de grãos, folhas, verduras e legumes também é possível, desde que com moderação.
Essa dieta específica é muito importante para os hamsters. Isso porque, além de lhes fornecer os nutrientes necessários para que o seu organismo funcione, ela ainda ajuda eles a controlar o seu crescimento dentário. Esse desgaste dos dentes é extremamente necessário para manter a saúde desses roedores.
Mas como cuidar da gaiola?
Muitas pessoas esquecem antes de comprar um hamster é que, além de cuidar dele, você ainda terá que se preocupar com a sua gaiola, que deve ser limpa com frequência para não afetar o bem-estar do animal. “O odor da urina e das fezes é um desconforto se a higiene não for bem-feita”, explica a Dra. Monique.
Nesse sentido, a especialista recomenda a cobertura do ambiente com maravalha, que é um tipo de serragem. Existem diversas marcas desse produto, então você pode escolher para forrar a gaiola do seu amiguinho roedor.
Além da limpeza, também é preciso lembrar de adquirir acessórios para a gaiola, como brinquedos para o hamster se exercitar. Esses objetos, assim como alimentos de alta qualidade para o pet, podem não ser tão baratos, então isso também deve ser considerado antes de se escolher adquirir o pet.
Hamster não é tudo igual
Por fim, mas não menos importante: se você for comprar um hamster, é preciso pesquisar antes para entender qual espécie você quer. Segundo a Dra. Monique, existem várias espécies de roedores que chamamos de hamster, como o Sírio, o Dourado e o Chinês, que são os mais comuns aqui no Brasil.
Dependendo da variação, eles podem apresentar diferenças no seu tamanho, na pelagem e até mesmo no temperamento. Então a sua escolha pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia com o pet.
Com todas essas reflexões, você estará muito mais pronta para decidir se tem condições de ter um hamster, além de estar preparada para dar todos os cuidados necessários! Afinal, só devemos nos comprometer com um bichinho se tivermos a certeza de que podemos garantir o seu bem-estar e saúde, não é mesmo?