Pode até parecer que não, mas nossos cabelos também acompanham as mudanças de estação. Por isso, a chegada do outono vem com a necessidade de mudar e reforçar os cuidados dos fios.
Segundo o hair stylist Luigi Moretto, existe uma relação com a mudança na radiação solar na estação. Os seres vivos costumam, por exemplo perder pelos nesse período do outono, para que novos, mais fortes, cresçam até a chegada do inverno.
Apesar disso, o vilão no outono é outro. “O que agrava mesmo são os ventos comuns dessa temporada, que fazem com os fios percam a umidade e se tornem mais secos e quebradiços. O uso da temperatura da água mais quente para o banho também prejudica o cabelo como um todo”, explica o especialista.
Ainda que seja comum perder de 60 a 100 fios por dia, é possível evitar que essa queda dos cabelos se torne exagerada. Nesse sentido, trouxemos orientações do hair stylist para cuidar dos fios no outono, evitando assim o aumento da perda de fios e enfrentando outros desafios da estação para os cabelos. Confira!
Aprenda a cuidar dos cabelos no outono
A dica básica para aproveitar as temperaturas mais amenas sem prejudicar os cabelos é evitar a lavagem diária. “O ideal é higienizar os fios pelo menos quatro vezes na semana, intercalando os dias e sempre utilizando a água em temperatura mais amena, já que a água quente deixa os fios mais ressecados e o couro cabeludo mais oleoso”, comenta Luigi.
De acordo com o hair stylist, também é bom evitar se pentear durante o banho. Isso porque, quando úmidos, os fios ficam mais frágeis. E ao desembaraçar os cabelos, há uma possibilidade maior de quebrá-los, facilitando assim a sua queda.
Outra maneira de blindar os fios e se proteger das oscilações de temperatura é fazer uma umectação (nutrição e fortalecimento dos cabelos a partir de óleos vegetais) uma hora antes de lavar os cabelos. “Vale usar óleo de rícino e o óleo de coco, por exemplo, que ajudam a não agredir os cabelos. Evitar ir pra a cama com os fios molhados também é bom, já que isso aumenta a chance proliferação de fungos, caspa, além de quebra dos fios”, avisa Luigi.
O período do outono ainda é propício para o aumento de frizz. Então, outro conselho do hair stylist é aumentar o uso de leave-in e protetores térmicos antes de usar fontes de calor, como secadores e chapinhas.