Os melhores alimentos para curar um coração partido

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read
Forbes

Embora a maioria das pessoas deseje alimentos reconfortantes como bolo e sorvete após um fora, evidências científicas mostram que esses são realmente os piores alimentos para curar o coração partido

Para um segmento esmagador da população, o trauma de uma separação cria um caminho direto para os chamados alimentos reconfortantes: potes de sorvete, pizza, bolo ou outros alimentos açucarados e processados.

De acordo com Ashley Gearhardt, pesquisadora do Laboratório de Ciência e Tratamento da Dependência Alimentar da Universidade de Michigan, o mecanismo de recompensa que é acionado no cérebro por alimentos de alto teor calórico durante um período de estresse ou ansiedade é de curta duração e pode dar lugar a emoções negativas, como depressão, fadiga, arrependimento e raiva.

Leia mais: Quer mais foco e energia para trabalhar? Veja quais alimentos consumir

Uma análise de 2019 de 15 estudos com mais de 45 mil participantes confirma que a dieta está correlacionada com sentimentos de bem-estar e que o consumo de alimentos saudáveis, como vegetais e frutas, está associado aos benefícios psicológicos mais profundos após períodos estressantes, como um rompimento.

Em novembro de 2022, pesquisadores da Universidade John’s Hopkins usaram imagens de ressonância magnética funcional para observar respostas neurais a estímulos nutricionais e descobriram que o estresse afeta como o cérebro responde à comida, fazendo com que os consumidores tomem decisões dietéticas abaixo do ideal durante períodos difíceis.

Não é de admirar, então, que hambúrgueres e doces sejam os alimentos número um entre os americanos, de acordo com uma pesquisa de 2023 realizada pela USA RX. Outra pesquisa realizada pela pesquisa OnePoll e Yelp Eat 24 em 2017 descobriu que dois terços das pessoas têm comidas reconfortantes preferidas, com sorvete, pizza, frituras e bolo no topo da lista.

Leia mais: É possível ser amigo de um ex? Psicólogo dá dicas

Em “A revolução psicobiótica: humor, comida e a nova ciência da conexão intestino-cérebro”, de 2022, Scott C Anderson revela as complexidades da conexão intestino-cérebro, como a comida afeta o bem-estar psicológico e a interconectividade do microbioma (os trilhões de bactérias que vivem no intestino) e a resposta ao estresse.

Os compostos bioativos associados a uma dieta saudável, que inclui frutas e vegetais, ácidos graxos e fibras, interagem beneficamente com várias vias relacionadas à inflamação, estresse oxidativo e disfunção mitocondrial associadas à saúde mental.

Aqui estão alguns dos principais alimentos associados à melhoria da saúde mental e à cura após um rompimento, de acordo com a ciência.

Os melhores alimentos para curar:






Amanda Luterman, uma psicoterapeuta clínica especializada em sexualidade, refere-se ao ato de praticar a atenção plena durante o processamento de uma separação como “luto intencional”. Ela não é a única que atribui essa abordagem.

Ser intencional no processo de luto também deve se aplicar a comer e cozinhar. A prática de preparar e saborear alimentos pode ser altamente meditativa, consciente e terapêutica. Um estudo de 2016 publicado no “Journal of Positive Psychology” descobriu que os indivíduos envolvidos em atividades criativas diárias, como cozinhar, têm os resultados de saúde mental mais favoráveis.

Além das práticas dietéticas e outras listadas acima, aqueles que experimentam as consequências dolorosas de um rompimento devem comer regularmente, limitar a ingestão de açúcar, álcool e alimentos processados, beber muita água, aumentar a ingestão de vitaminas B e D e fazer bastante exercício.

Embora uma separação possa parecer o fim do mundo, atenção plena, disciplina, autocompaixão – e os melhores alimentos para curar – podem ajudar o coração partido a encontrar felicidade, paz e estabilidade mais uma vez.

* Daphne Ewing-Chow é colaboradora sênior da Forbes USA escreve sobre meio ambiente com foco em alimentação e agricultura

(Traduzido por Patrícia Junqueira)

O post Os melhores alimentos para curar um coração partido apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário