Quem nunca teve vergonha de atender o telefone logo após acordar? Mesmo sem ver o rosto, a voz de sono entrega qualquer um. O fenômeno, que é natural no nosso organismo, ocorre por conta do inchaço que sentimos pela manhã, atingindo olhos, mãos, rosto e as pregas vocais.
“Com o inchaço das cordas vocais, a voz se apresenta rouca e com um tom mais grave”, explica o médico otorrinolaringologista, Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros. Apesar de ser algo inevitável, é possível tirar a voz de sono adotando algumas ações simples. Abaixo, o especialista elenca três dicas.
Como tirar a voz de sono?
Evite álcool à noite
Para tirar a voz de sono pela manhã, é importante evitar hábitos que prejudicam as cordas vocais, como o consumo de álcool e de alimentos que estimulem a produção de suco gástrico antes de dormir. Segundo o médico, esses alimentos podem causar refluxo, e consequentemente, piorar a voz, deixando-a mais rouca.
Alimente-se pela manhã
Outra maneira de tirar a voz de sono é através da mastigação. Isso porque, a movimentação exercida pela musculatura do rosto e da laringe — órgão onde se encontram as pregas vocais – durante o café da manhã ao mastigar e deglutir ajuda a melhorar a articulação dos sons da fala e também da qualidade da voz.
“Mas, se precisar usar a voz com boa qualidade em curto espaço de tempo é importante fazer movimentos de rotação de língua e emissão de sons fricativos (contínuos) como Z, J e V”, sugere o especialista.
Atente-se a rouquidão
Uma vez que o corpo desperta, a tendência é que as cordas vocais desincham, e a voz de sono desapareça. Mas, se a rouquidão não sumir naturalmente, um médico deve ser consultado. “Rouquidão por tempo prolongado é um forte indicativo de que algo não está bem com as pregas vocais, daí é preciso buscar ajuda médica”, finaliza Barros.