Nesta sexta-feira, 17 de março, comemora-se o Dia de São Patrício, também chamado de St. Patrick’s Day. A data é celebrada na Irlanda, sendo uma das mais tradicionais do país. Por isso, acaba atraindo, anualmente, milhares de turistas dispostos a entrar no espírito verde da festa. Para conhecer mais sobre a festividade, confira abaixo a história e curiosidades sobre a celebração.
Conheça o St. Patrick’s Day
O St. Patrick’s Day marca o falecimento de São Patrício, padroeiro da Irlanda e missionário do cristianismo no país. Neste dia, os irlandeses celebram toda a cultura e crenças locais através de uma série de atividades, como festas de rua e desfiles tradicionais. Também aproveitam para beber muita cerveja verde, cor símbolo das comemorações.
Outros países também celebram a data, especialmente aqueles que têm histórico de imigração irlandesa, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Argentina e Brasil. Por aqui, as celebrações ao St. Patrick’s Day acontecem, sobretudo, na região Sul do país, onde há muitos descendentes de irlandeses.
Símbolos do St. Patrick’s Day
A cor verde invade a Irlanda durante o St. Patrick’s Day, desde a decoração até as roupas, passando pelas comidas e bebidas servidas nas festas, mas nem sempre foi assim. A primeira cor associada à data foi o azul, porém ao longo do tempo o verde passou a ser mais relacionado.
Isso porque São Patrício usava um trevo verde de três folhas para explicar aos celtas pagãos a Santíssima Trindade. Ao longo do tempo a planta se tornou um símbolo da Irlanda, e sua cor também. Hoje o trevo e a cor verde são imediatamente relacionados ao povo irlandês.
O duende verde, conhecido como Leprechaun, também faz parte da celebração. Ele tem origem na mitologia irlandesa e representa os guardiões e os conhecedores da localização de tesouros escondidos. Por esse motivo, potes com ouro são usados na decoração.
Outro grande símbolo da data é o Celtic Cross (Cruz Celta, em inglês). Acredita-se que, com o intuito de converter celtas irlandeses em cristãos, São Patrício resolveu unir a cruz solar (forte símbolo Irlandês), com a cruz cristã, dando origem ao símbolo.
Cerveja verde
Embora seja um feriado religioso, o St. Patrick’s Day é uma data em que os irlandeses deixam as restrições de lado e saem para se divertir, sendo o único dia onde é permitido beber nas ruas — geralmente isso é expressamente proibido.
Para entrar ainda mais no clima, os donos dos bares irlandeses costumam tingir as cervejas com corante verde. Inicialmente, preparava-se com menta, para extrair a coloração. No entanto, o sabor ficava muito forte e não agradava a todo mundo, por isso, eles passaram a utilizar corante alimentício, que não altera odor nem paladar.