A chegada do outono traz consigo uma série de cuidados com a saúde, especialmente da região da pele. Isso porque ela fica mais suscetível ao ressecamento e também ao agravamento de doenças pré-existentes, como a dermatite atópica.
“A pele sofre os impactos das diferenças bruscas no clima, como deve acontecer entre as estações. Os cuidados no outono precisam ser direcionados especialmente à hidratação, para tentar manter ao máximo a saúde da pele e minimizar os danos”, alerta o dermatologista Dário Rosa.
Para evitar que situações assim aconteçam, o profissional recomenda intensificar a rotina de skincare ao longo de todo o outono. Além disso, existem outros cuidados que devem ser adotados nos dias que sucedem o verão. Abaixo, o especialista faz alguns alertas:
1. Não tome banhos quentes
Banhos quentes e demorados favorecem a perda de água da pele e a retirada dos óleos naturais, deixando-a mais ressecada.
2. Evite usar buchas
As buchas agridem a pele e retiram ainda mais os fatores naturais que ajudam a mantê-la hidratada.
3. Prefira sabonetes neutros
O uso de sabonetes neutros ou suaves, tanto no corpo quanto no rosto, ajudam a preservar a oleosidade natural da pele.
4. Hidrate a pele
Utilize hidratantes corporais logo após o banho e com a pele ainda úmida. Isso vai potencializar o poder do cosmético.
5. Aposte em óleos corporais
Se preferir, aposte nos óleos corporais. Eles formam uma barreira protetora contra a perda de água da pele no chuveiro. Produtos com manteiga de karité, ureia e óleo de amêndoas podem ajudar bastante.
6. Use protetor labial
A mudança no clima no outono pode rachar e ressacar os lábios. Sendo assim, inclua protetores labiais na sua rotina: opte pelos produtos com vitamina C, que ajudam a recuperar a luminosidade e a firmeza da pele.
7. Atenção ao cardápio
Ter uma alimentação saudável também contribui para a beleza da pele, uma vez que frutas, legumes e verduras fornecem os nutrientes necessários para a saúde.
Outros cuidados importantes
O uso do filtro solar também é fundamental para ter uma pele saudável durante o outono, destaca a dermatologista Anelise Dutra. “Mesmo nos dias frios e nublados, não podemos esquecer de usar o protetor. Faça chuva, ou faça sol, não dá para sair de casa sem proteção”, pontua a médica, que reforça a necessidade de reaplicar o produto a cada duas horas.
Outro cuidado, de acordo com a médica, é procurar um profissional para saber as próprias necessidades. “Cada paciente tem que ser analisado de forma única, por isso é importante consultar o seu dermatologista para saber mais detalhes de como cuidar da sua pele especificamente, não só durante o outono, como durante o resto do ano”, conclui.