As amizades entre adultos podem não ser fáceis, mas trazem benefícios no longo tempo. Muitas pessoas chegam à terapia confusas sobre como fazer novas amizades na idade adulta. Eles dizem coisas como:
“Eu era muito bom em fazer amigos quando era jovem. Todo mundo perde essa habilidade com a idade?”
“Sinto que todos ao meu redor já têm um grupo sólido de amigos. Como faço para encontrar um grupo para me encaixar? Ou é tarde demais?”
“Estou trabalhando ou cuidando da minha família. Como encontrar tempo para fazer novos amigos?”
Leia mais: 3 maneiras de saber se você realmente gosta do trabalho
Fazer amigos quando adulto pode ser mais complicado do que quando você era mais jovem. Os desafios logísticos e emocionais envolvidos na criação de novos vínculos como adultos às vezes nos levam a nos isolar. Ou podem nos levar a acreditar na falsa noção de que nosso tempo de fazer novos amigos já passou.
Se você luta para fazer novos amigos quando adulto, você não está sozinho. Os desafios que você está enfrentando são reais, mas podem ser gerenciados. Aqui estão duas práticas que você pode incorporar à sua vida e que podem ajudá-lo a criar amizades duradouras em qualquer fase da vida.
1. Planejar e conquistar
Uma grande diferença entre fazer amigos quando criança e quando adulto é a espontaneidade. Quando criança, a pessoa tem mais oportunidades de conhecer novas pessoas e formar novas conexões. A expectativa é que onde quer que você vá, você faça um novo amigo. No entanto, à medida que nossas responsabilidades aumentam com a idade, as probabilidades parecem se voltar contra nós.
Simplesmente confiar no acaso ao tentar fazer amigos como adulto pode levar à decepção. Na verdade, uma pesquisa publicada no Journal of Personal and Social Relationships descobriu que as pessoas que acreditam que a amizade depende principalmente da sorte tendem a ser mais solitárias. Por outro lado, as pessoas que acreditam que fazer amigos exige esforço relatam menos sentimentos de solidão (e têm mais amigos).
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ser proativo em relação a fazer amigos quando adulto:
Dar o primeiro passo. Esperar que a amizade chegue até você pode ser um processo longo e solitário. Em vez disso, usar sua energia e canalizá-la em pequenas iniciativas, como se apresentar aos vizinhos, aparecer em sua igreja local ou centro comunitário ou até mesmo organizar uma noite de cinema pode ser muito mais frutífero e gratificante.
Encontre sua comunidade. Encontrar uma pessoa com quem você se conecta profundamente é raro, mas não impossível. Esta jornada, para muitas pessoas, começa com a descoberta de empresas que compartilham os mesmos interesses que você. Seja um clube do livro, um colega de treino, um parceiro de panificação ou um companheiro para passear com o cachorro – unir-se a uma atividade compartilhada pode ser uma porta de entrada para amizades profundas e duradouras.
Comprometer-se. A idade adulta vem com compromissos inevitáveis e urgentes. Para a maioria das pessoas, a amizade não pode ser tão descontraída como antes. É muito mais prático agendar reuniões com seus amigos e se responsabilizar do que esperar que a vida reserve esse tempo para você.
2. Se abra
À medida que envelhecemos, o instinto de se aproximar de alguém que você acabou de conhecer diminui. Não somos tão livres quanto antes, e nosso eu autêntico está reservado para poucos. Embora isso seja compreensível, é importante lembrar que você não pode formar relacionamentos profundos mantendo as pessoas longe.
Às vezes, crescer pode levar você a acreditar que precisa se conter ou ajustar seu eu original para ser amado. Uma pesquisa publicada no Psychological Bulletin, no entanto, sugere o contrário. Acontece que falar sobre seus segredos, desejos e falhas é o que realmente constrói conexões duradouras.
Se você se identifica como um indivíduo introvertido ou geralmente reservado, pode começar com pequenos passos. Você não precisa compartilhar coisas que o deixam desconfortável. Os desafios que você pode enfrentar no trabalho ou com a família, uma memória de infância que você não compartilhou antes ou até mesmo sua arte ou música favorita são ótimas informações pessoais que podem dar ao seu novo amigo uma janela para sua vida sem fazer você se sentir exposto.
Conclusão
Fazer amigos quando adulto não é muito diferente de quando você era criança. A única coisa que precisa ser acrescentada é a intenção. Depois de ter clareza e direção, fazer amigos se tornará interessante e gratificante como costumava ser. Pode até trazer de volta um pouco da emoção da infância à sua vida.
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.
O post Duas dicas para fazer amigos na vida adulta apareceu primeiro em Forbes Brasil.