Ibovespa abre estável; desaceleração da China e regra fiscal estão no radar

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

O Ibovespa abriu esta semana estável, com ligeiro avanço de 0,05%, a 103.916 pontos, após perder 1,83% de valor na semana anterior. O índice de ações opera sem direção definida nesta segunda-feira (6), com a agenda de indicadores esvaziada e os futuros de Nova York entre perdas e ganhos.

Por aqui, a semana será marcada pelas especulações a respeito da nova regra fiscal para o orçamento, que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende apresentar antes do próximo encontro do comitê de política monetária do Banco Central.

O objetivo de adiantar a entrega da proposta é dar mais clareza para o futuro das contas públicas e viabilizar um primeiro passo para o início do ciclo de queda dos juros, após o próprio Haddad, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente Lula voltarem a atacar o valor da taxa Selic na semana anterior.

Hoje, o Boletim Focus de hoje manteve a projeção do IPCA em 5,90% ao fim de 2023, após 11 elevações do índice de preços nas semanas anteriores. Já a Selic em 12,75% é a mesma estimativa há três semanas. Antes disso a projeção era de 12,50%.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Além da agenda político-econômica, nesta semana os investidores também acompanham a continuação da temporada de balanços. Alguns dos números mais aguardados são da CSN (CSNA3), 3R Petroleum (RRRP3), Gol (GOLL4), Petz (PETZ3) e IRB Brasil (IRBR3). ]

Na agenda internacional, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, afirmou que a meta de crescimento do país em 2023 é de “cerca de 5%”. Trata-se da menor projeção de crescimento para o país em mais de três décadas. No ano passado, a estimativa era de 5,5%, mas com a política de Covid-zero, o crescimento observado foi de 3%.

A declaração de Keqiang foi feita com o anúncio de um plano de retomada econômica após o fim das rigorosas restrições adotadas pelo governo ao longo da pandemia. Nesta segunda, o minério recuou -2,13%, a US$ 129,45 por tonelada na bolsa de Dalian. O petróleo também recua mais de 1%, em reflexo a previsão de desaceleração da demanda chinesa.

Em Wall Street, os futuros negociam entre perdas e ganhos nesta manhã, sem direção definida. Nesta semana haverá a divulgação do Livro Bege, que mostra as condições da economia sob a análise do Federal Reserve. Além disso, o presidente do Fed, Jerome Powell, irá discursar na Câmara e no Senado dos EUA a partir de amanhã (7).

Por volta das 10h (horário de Brasília), o índice futuro do Dow Jones caía 0,05%, do S&P 500 perdia 0,01% e do Nasdaq tinha alta de 0,08% – todos próximos da estabilidade. O dólar à vista registrava uma ligeira alta de 0,04% no mesmo horário, a R$ 5,2025.

O post Ibovespa abre estável; desaceleração da China e regra fiscal estão no radar apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário