Ir ao salão de beleza é uma atividade muito prazerosa, mas que também gera grandes gastos. Assim, nem sempre é possível consultar um cabeleireiro para dar um tapa no visual. Nessas horas, muitas mulheres se arriscam e tentam pintar os cabelos em casa para economizar.
De fato, a prática é mais econômica do que contratar os serviços de um profissional. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados ao tentar fazer essa tarefa sozinha. Afinal, qualquer “errinho” no procedimento pode causar danos irreversíveis aos fios.
Para te ajudar a pintar os cabelos sozinha e alcançar o resultado desejado, separamos abaixo algumas dicas fundamentais que você precisa seguir antes, durante e após tingir as madeixas. Confira:
Faça o teste de sensibilidade
Antes de pintar os cabelos sozinha, aplique uma pequena quantidade da tintura no seu antebraço e observe se terá alguma irritação. Faça isso mesmo que já tenha usado o produto anteriormente.
Separe a quantidade certa de tinta
Verifique a quantidade de tinta necessária e planeje-se com antecedência. Consulte um cabeleireiro de confiança para tirar as dúvidas.
Não lave o cabelo antes da pintura
Evite lavar o cabelo nas 24 horas que antecedem a pintura. Isso é importante para preservar o seu couro cabeludo.
Proteja a testa e orelhas
Passe um hidratante na testa e nas orelhas antes de começar a pintar os cabelos para evitar que essas regiões fiquem manchadas.
Divida o cabelo
Divida o cabelo em quatro partes (da testa à nuca e de orelha a orelha). Aplique a tinta primeiro na raiz para pigmentar mais.
Siga a recomendação do fabricante
Verifique as instruções indicadas na embalagem sobre o tempo de cobertura para evitar manchas ou falhas nas cores.
Cuidado com o calor!
A temperatura da água e do secador pode acelerar o desbotamento dos cabelos tingidos. Assim, evite lavar as madeixas com água quente ou secar com o secador após a pintura.
Proteja os fios do sol
Invista em produtos para cabelos coloridos e evite o excesso de calor e exposição solar.