Como estamos no final de fevereiro e as férias oficialmente acabaram (afinal, elas só acabam mesmo depois do Carnaval), o desafio agora é retomar o ritmo e voltar para a rotina com uma alimentação equilibrada. Com isso, é possível desinchar e desintoxicar após o período de “furar a dieta” que as férias acabam costumando ser.
Pensando nisso, a Dra. Fernanda Lopes, nutricionista clínica do Emagrecentro, sugere alguns passos para eliminar o inchaço e voltar ao ritmo com uma dieta saudável. Confira:
Nada de compensar!
Aquele pensamento de ficar muito tempo sem comer ou comer em uma quantidade muito baixa para compensar os excessos cometidos durante as férias é um grande erro! Na verdade, isso costuma não ajudar nem no emagrecimento e nem na saúde.
“A restrição gera picos de fome, levando à alta ingestão de alimentos de uma só vez. Isso, mais para frente, ainda pode gerar um transtorno alimentar e se tornar um ciclo vicioso”, explica Lopes.
Beba muita água
O correto é ingerir em média 2 litros de água por dia, viu? Isso vai te ajudar a eliminar as toxinas, recuperar a hidratação e identificar com mais facilidade quando se está realmente com fome.
Não poupe na salada!
Se tem um tipo de prato que pode ajudar nesse momento de desinchar e desintoxicar e é uma ótima adição ao nosso plano alimentar são as saladas. Esses alimentos apresentam boa quantidade de fibras e minerais, garantido um bom funcionamento intestinal, já que as vitaminas e minerais presentes na salada estão diretamente relacionados com o reequilíbrio da flora intestinal. Por isso, quanto maior for a variedade e cores na salada, melhor.
Alimentos anti-inflamatórios são grandes aliados
Não se esqueça de adicionar também os alimentos anti-inflamatórios à sua dieta. “Para potencializar o processo, pode incluir gengibre, cúrcuma, semente de chia ou linhaça e vegetais verde-escuros na dieta, pois eles são imprescindíveis para auxiliar no detox do organismo”, comenta a especialista.