O fim do Carnaval marca o início de um novo ano. Isso significa que esse é o momento ideal para começar a se preocupar com a saúde, principalmente no caso de mulheres. As altas temperaturas do verão, assim como a folia, aumentam as chances de doenças ginecológicas bem comuns neste período.
“No verão, com o aumento da umidade e temperatura, a propagação de fungos e bactérias é maior. Além disso, o carnaval também potencializa o aumento do número de disseminações e contágios das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)” adverte a médica ginecologista Loreta Canivilo.
Mesmo que a região possua uma proteção natural, nem sempre ela consegue dar conta de tudo pois é uma área muito delicada. Por isso é sempre importante cuidar da região, já que isso pode prevenir a forma mais grave de doenças ginecológicas como a candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana, infecção urinária ou cistetite.
O período de carnaval também conta com um aumento nas ISTs causadas por vírus, bactérias, além do surgimento de problemas como herpes genital, cancro mole, HPV, gonorreia, clamídia, sífilis e a AIDS. Nesse sentido, a melhor forma de prevenção continua sendo é o uso de preservativo, tudo bem?
Quanto mais cedo, melhor
Para tratar de forma precoce qualquer alteração que a folia ou o verão tenha trazido, o ideal é visitar um profissional de ginecologia de sua confiança. Por isso, nada melhor do que já marcar aquela visitinha ao médico.
“É essencial que as mulheres procurem um especialista para a realização de um diagnóstico e tratamento corretos, mesmo em casos de doenças recorrentes. Isso porque o tratamento inadequado pode levar a um desequilíbrio ainda maior da flora vaginal”, ressalta Dra. Loreta Canivilo.
Dessa maneira, você evita a manifestação mais grave de problemas típicos da região vaginal e ainda leva uma vida bem mais saudável consigo mesma.