Ferramentas são elementos cruciais para o sucesso de qualquer negócio online, especialmente quando se trata de um e-commerce. Elas permitem automatizar tarefas rotineiras, otimizar processos, gerenciar o estoque, monitorar as vendas, criar campanhas de marketing, entre outras funcionalidades que contribuem para a eficiência e rentabilidade do negócio. Sem essas ferramentas, a administração de um e-commerce seria mais trabalhosa e dispendiosa, deixando o empreendedor com menos tempo para focar no crescimento do negócio.
Além disso, as ferramentas também auxiliam na tomada de decisões estratégicas, já que fornecem dados e análises precisas sobre as vendas, desempenho dos produtos, comportamento do consumidor, entre outros aspectos relevantes. Com base nessas informações, é possível identificar oportunidades de negócio, corrigir falhas e implementar melhorias na estrutura do e-commerce. Dessa forma, as ferramentas são essenciais para garantir a competitividade do negócio e aumentar a satisfação dos clientes, proporcionando uma experiência de compra mais ágil, segura e satisfatória.
Na hora de otimizar a performance da loja virtual e entender o que pode ser feito para melhorar a gestão do e-commerce, é fundamental contar com a tecnologia. Existem ferramentas que ajudam a otimizar o operacional e proporcionar um crescimento ordenado da empresa.
O primeiro passo é dividir as operações em nichos, como, por exemplo, a precificação, a logística, o atendimento, o marketing, dentre outros. Com essas definições, é possível conseguir entender quais são as fraquezas do negócio e quais etapas dele precisam de um impulso nos resultados. Existem cinco ferramentas que otimizam a performance.
As melhores ferramentas para e-commerce
1. SleekFlow
SleekFlow é uma plataforma de vendas omnichannel que revoluciona o futuro do e-commerce diariamente. Ela disponibiliza jornadas conversacionais completas via SMS, Chat ao Vivo em sites e nos aplicativos de envio de mensagens mais populares do mundo.
Milhares de empresas de mais de 50 países já usaram SleekFlow para reinventar a forma como se comunicam com clientes e capturar oportunidades lucrativas. Os especialistas, no Brasil e em todo o mundo, dão suporte a empresas de diversas indústrias, de líderes emergentes a empresas estabelecidas.
2. SEMrush
A Semrush é um software, cuja função é gerenciar a presença digital e o Marketing de Conteúdo de empresas. A ferramenta atua otimizando a visibilidade das organizações em diferentes canais online e auxiliando-as a criar conteúdo para suas audiências.
3. Mimo Live Commerce
Ecossistema de parceria com grandes produtoras, agências de influenciadores (Mynd & Sato Rahal) e marketing que atuam no universo do live commerce. Live Commerce é a união do livestream com o e-commerce, onde o cliente pode assistir a live, interagir no chat, clicar para ver todos os detalhes dos produtos e comprar na mesma tela.
4. Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que atua como um facilitador para que as empresas gerenciem de maneira mais fácil e prática a sua presença dentro do Google, seja no campo de pesquisas, seja para o Maps.
5. Google Analytics
A ferramenta apresenta dados sobre produtos e setores mais acessados no site, número de visitas e até mesmo quanto tempo os usuários ficam dentro da plataforma, facilitando a tomada de decisões e estratégias de marketing.
Com todas essas ferramentas, o próximo passo é analisar as necessidades do negócio. Assim, é possível entender como encaixar a tecnologia no dia a dia do empreendimento. Afinal, mesmo com as melhores ferramentas para e-commerce, é importante estudar todos os recursos necessários e utilizar as soluções com foco em resultados.