Compradores de trigo reduzem negócios antecipados diante de volatilidade

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Marcos Brindicci/Reuters

Plantação de trigo

Assustados por preços altos e voláteis, os compradores globais de trigo estão reduzindo suas compras de suprimentos futuros, mas isso aumenta sua exposição a possíveis picos das cotações que acabariam sendo repassados aos consumidores que já lutam contra a inflação de alimentos.

Os compradores dos principais importadores da Ásia, Oriente Médio e África estão fazendo as chamadas compras antecipadas de suprimentos para apenas cerca de dois a três meses de sua demanda futura, contra compras típicas de até seis meses, de acordo com usinas, analistas e traders.

Normalmente, o aumento dos preços dos grãos leva meses para chegar aos consumidores porque os moinhos contam com estoques e podem enfrentar a volatilidade. Mas, com menos entregas futuras à indústria, os consumidores, especialmente nos países mais pobres, sentirão o impacto de um aumento de preço mais rapidamente.

“Moageiros de trigo e usuários finais tornaram-se mais conservadores em suas compras por causa da volatilidade do mercado”, disse Phin Ziebell, economista do agronegócio do National Australia Bank.

“Os preços no varejo continuam elevados e a inflação dos alimentos é um problema muito sério.”

O trigo negociado em Chicago subiu para um recorde em março, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, importante exportadora, e o clima adverso em outras regiões produtoras reduziu a oferta. Os futuros caíram 48% desde o pico do ano passado, mas os preços físicos dos grãos permanecem altos em meio à incerteza de oferta na região do Mar Negro e às preocupações com a safra nos Estados Unidos.

“Há muito trigo disponível na região do Mar Negro e na Austrália e os preços podem ficar mais baixos daqui a três meses. Mas se a Rússia parar de exportar, as coisas vão mudar drasticamente, o trigo pode ficar US$ 50 a tonelada mais caro. Para os compradores, esperar parece oferecer uma recompensa maior do que assumir posições antecipadas”, disse Ole Houe, diretor da corretora IKON Commodities em Sydney.

Estoques Baixos

Em vez disso, os moinhos e outros compradores de trigo estão reduzindo seus estoques. Os estoques globais de trigo para o ano-safra até junho de 2023 devem cair para 269,34 milhões de toneladas, de 276,70 milhões no ano anterior, uma segunda queda anual, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

“Turquia, Egito, China e Coreia do Sul provavelmente serão os mais atingidos, na minha opinião”, disse um trader de grãos alemão.

Os estoques no Egito, o maior importador mundial de trigo, devem cair para 3,4 milhões de toneladas até o final de junho, o menor nível em 18 anos, segundo dados do USDA. Estima-se que a Indonésia, segundo maior comprador, tenha menos de dois meses de consumo até então.

Os estoques na Índia, o segundo maior consumidor mundial de trigo, são estimados em 12,6 milhões de toneladas em junho, menos da metade dos estoques de dois anos atrás.

O post Compradores de trigo reduzem negócios antecipados diante de volatilidade apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário