Quer ter mais resiliência? Veja 5 dicas para desenvolver essa capacidade

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Segundo o dicionário, a definição de resiliência, no que diz respeito ao comportamento humano, é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Mas, quando a teoria tem que ir para a prática, na maioria das vezes, não é tão simples assim encarar os dissabores da vida e superá-los. 

Por isso, a psicóloga Luana Ganzert, especialista em emoções e terapia cognitiva comportamental, listou 5 formas eficazes para aumentar essa habilidade, que é essencial para que possamos passar por todas as etapas da nossa existência sem deixar a peteca cair. Confira as dicas abaixo:

1. Buscar o autoconhecimento 

Quanto mais você se conhecer, mais saberá o quer e o que não quer para a sua própria vida, bem como age e lida com cada tipo de situação e quais são os seus pontos fortes e fracos. Isso te possibilita confrontar o ocorrido de uma forma muito melhor de acordo com o seu comportamento.

2. Aceitar o que não pode mudar 

Muitas vezes a transformação do que nos incomoda não depende de nós e, sim, dos ambientes que frequentamos e das pessoas com quem convivemos. “Por isso, não adianta nada ficar focado em algo que não é possível alterar, pois isso vai nos desgastar e diminuir a capacidade de mudar aquilo que está ao nosso alcance, como a forma de encarar a questão, por exemplo”, diz Luana.

3. Enfrentar o que só depende de você

Existem situações na vida que só depende de nós realizarmos, portanto, enfrente-as de frente e supere os desafios. 

4. Aprender a perdoar 

Ficar remoendo algo que o outro fez e te incomodou, ou ficar se martirizando por algo que você fez de errado, não resolve a questão, pelo contrário. Além de acabar com a nossa energia, isso pode aumentar a chances de termos ansiedade e depressão. Para conseguir desenvolver a resiliência e, assim, viver melhor, precisamos perdoar os outros e a nós mesmos.

5. Agradecer

Isso vale para tudo que há de bom: a vida, a família, o emprego, entre outros. “Além disso, tudo tem um lado bom e um ruim e colocar o foco sobre o que é bom nos ajuda a ver que, apesar dos problemas que podemos estar enfrentando, há muita coisa agradável acontecendo no nosso dia a dia e isso nos dará mais força para lidar com o que é desagradável”, conclui.

Deixe um comentário