Singularidade é a razão pela qual a Bentley é bem-sucedida na venda de carros extremamente caros. Entretanto, o Continental GT Mulliner preenche uma lacuna para aqueles que olharam para o configurador do Continental GT “regular” e concluíram que ele parece bom, mas também é muito comum, muito acessível. Eis o que a customização da Mulliner traz para a mesa.
Não muito tempo atrás, a Bentley apresentou o modelo GT Speed, dotado de um chassi reconfigurado e uma relação peso/potência surpreendentemente boa, melhor do que quase qualquer Bentley anterior. Então o Mulliner fica acima do Speed, mas vem para agradar os consumidores mais tradicionais, que miram em conforto e elegância, em vez dos compradores mais jovens e propensos à velocidade.
Leia mais: Bentley bate terceiro recorde consecutivo de vendas
Leia mais: Bugatti de R$ 48 milhões se torna o carro mais caro já leiloado
Na parte mecânica, traz sistema de direção nas quatro rodas, diferencial eletrônico, vetorização do torque de frenagem, sistema de tração integral ativo e sistema antirrolagem.
Para conter os ânimos do motor de 6 litros, 12 cilindros e 660 cv – que leva o cupê aos 100 km/h em 3,6 segundos e à velocidade máxima de 330 km/h –, o Continental GT Mulliner vem com freios opcionais de carbono-cerâmica. Há também a opção V8, mas você realmente não quer um Mulliner com quatro cilindros faltando, quer?
Do lado de fora, você notará o Continental GT Mulliner graças à nova grade de matriz de diamante duplo, as aberturas de para-lamas pretas e um pouco de tinta preta ao redor das capas dos espelhos. Além disso, o emblema da divisão de customização da Bentley é visível nas aberturas do para-lama. Mas, é somente quando você entra que a experiência Mulliner se revela diante de seus olhos.
Ali dentro há uma variedade de três cores, com cada tom cruzando, misturando e contrastando com os outros dois, enfatizando as longas linhas fluidas do painel e dos painéis das portas, bem como os bancos com textura de diamante. Ninguém em sã consciência pensaria que a Bentley ofereceria apenas uma combinação de três, pois na verdade há oito combinações para escolher.
E se você gosta de números, aqui estão algumas estatísticas: há 712 pespontos em cada diamante do padrão dos bancos e forrações das portas, que somam 400.000 na cabine toda. Segundo a Bentley, o processo de bordado necessário para alcançar esse efeito levou nada menos que 18 meses para ser configurado.
Acha que o console central não está à altura do que busca em termos de sofisticação e exclusividade? Um catálogo com 88 opções de madeira é aberto para o cliente escolher qual o acabamento ali, que também adornará um relógio da Breitling.
Sussurros e champanhe
O Continental GT Mulliner sussurra elegância, porque neste mundo sofisticado ninguém levanta a voz. Tudo é silencioso, exceto pelo tilintar ocasional de taças de champanhe disparando pela atmosfera. E há uma boa chance de ninguém ouvir você cantando dentro do carro, pois há fartura de material de amortecimento de som e vidro duplo para abafar até mesmo os sons de uma sirene de ambulância que se aproxima rapidamente.
Dado o quão bem ele bloqueia os ruídos externos, o Continental GT Mulliner torna difícil compreender a velocidade em que você está viajando. A 160 km/h parece que você mal está se movendo, já que praticamente nenhuma imperfeição da estrada consegue ressoar até a cabine.
E o ambiente suntuoso do Mulliner parece projetado para induzir a um sono profundo: os assentos ajustáveis de 12 vias ajudam muito nesse aspecto, rivalizando com o que se encontra em um Rolls-Royce Phantom.
Se paz e sossego parecem o paraíso na terra, então o Continental GT Mulliner faz um ótimo trabalho ao replicar a sensação. E se este é o carro do motorista com foco em prazer ao volante permanece em debate, mas ele certamente se encaixará perfeitamente na coleção já que, na média, o proprietário de um Bentley tem nove carros na garagem.
A roupagem da Mulliner também deve ser trazida para os modelos Bentayga e Flying Spur, formando um trio cobiçado por aqueles para quem palavras como “acessível” não fazem muito sentido.
Kyle Edward nasceu na área de Detroit e cresceu com óleo de motor correndo nas veias. Cofundou e apresentou um canal do YouTube com foco automotivo, o Oakland Car Review. Hoje lidera as operações do ThisIsDrive.com e contribui com o site Ride.Tech, da Kelly Blue Book, além da Forbes.
O post Bentley Continental GT Mulliner ostenta elegância sem limites apareceu primeiro em Forbes Brasil.