Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos em janeiro somaram 142,8 mil unidades, alta de 13% na comparação anual, mas recuo de 34,1% em relação a dezembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela associação de concessionárias, Fenabrave.
Todos os segmentos mostraram expressivas quedas na comparação com dezembro, um mês que costuma registrar fortes emplacamentos, mas que havia sido impactado ano passado por férias coletivas de montadoras e pela Copa do Mundo, que reduziu o fluxo de clientes em lojas e dias de licenciamento.
Leia mais: Bugatti de R$ 48 milhões se torna o carro mais caro já leiloado
Leia mais: Dez carros que vão despertar o mercado brasileiro em 2023
Enquanto as vendas de carros, picapes, utilitários esportivos e vans comerciais tombaram 35,5% ante dezembro, os emplacamentos de caminhões recuaram 15,3% e os de ônibus mostraram baixa de 19,7% na mesma comparação.
O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, afirmou que, na relação com janeiro de 2022, as comparações são prejudicadas.
“Temos que lembrar que, em janeiro de 2022, o setor registrou o pior resultado para o mês desde 2017, já que os estoques das concessionárias estavam baixos, por conta da crise de abastecimento global, além de ter sido um período em que a variante Ômicron da Covid-19 causava grande preocupação na população”, afirmou.
Na comparação com dezembro, o executivo comentou que o resultado do mês passado “não fica muito distante da média registrada nos meses de janeiro dos cinco anos anteriores”.
O post Venda de veículos cresce em janeiro sobre um ano antes, diz Fenabrave apareceu primeiro em Forbes Brasil.