Refresque seus pets no calor com essas dicas especiais

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read

As altas temperaturas fazem parte do verão brasileiro. E é exatamente por isso que esse período exige cuidados especiais também com os pets, que costumam sentir bastante essas mudanças climáticas. Então nada melhor do que manter cães e gatos refrescados e bem confortáveis, não é mesmo?

No entanto, os pets possuem maneiras diferentes de expressarem calor. Como os animais não possuem glândulas sudoríparas, eles não suam, mas transpiram. Cães, por exemplo, fazem isso através da boca. Já gatos transpiram pelas almofadinhas, nas patas.

Isso significa que qualquer tentativa inadequada de refrescar os animais pode até mesmo piorar a situação. Então, para desmistificar o assunto, trouxemos dicas da médica-veterinária Fernanda Loss para cuidar do jeito certo no calor.

Mantenha seus pets hidratados

A hidratação é uma parte muito importante, visto que ela é quem repõe o líquido perdido através da transpiração dos animais. E em dias de altas temperaturas, a indicação da especialista é de espalhar vários potinhos com água pela casa. Vale a pena adicionar também pedrinhas de gelo e fazer trocas constantes para que, assim, ela se mantenha sempre fresca e geladinha.

Atenção aos passeios

Outra dica importante para manter os pets sempre refrescados diz respeito aos horários de passeio. “O melhor é evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, pois neste horário os raios solares são mais intensos. Atenção também à temperatura do chão. Se for muito quente para você, estará para o seu pet”, explica Fernanda.

O uso de protetor solar também é importante para os pets durante os passeios, assim como o não uso das roupinhas para animais. Além disso, é bom evitar ambientes abafados e pouco arejados.

Evite horários de muita exposição solar na hora de passear com os pets – Foto: Shutterstock

Outros cuidados importantes

Banhos, tosas e o uso de tapetes refrescantes também ajudam bastante a manter cães e gatos sempre fresquinhos. A responsável pela pela plataforma de teleorientação veterinária TioChico também comenta que os cuidados devem ser redobrados em casos de cães ou gatos braquiocefálicos (focinho curto).

Por fim, Fernanda Loss comenta que o uso de ar-condicionado ou de ventiladores podem contribuir bastante para o bem-estar animal em caso de calor excessivo.

Deixe um comentário