As férias escolares são um momento muito esperado pelas crianças. Além do descanso, esse período é de grande importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos, pois permite o aumento do convívio social e familiar.
Porém, muitas vezes os pais não tiram férias no mesmo período que os filhos, tendo que buscar alternativas para entretê-los. É nessa hora que muita gente oferece o tablet ou celular aos pequenos, mas a exposição excessiva às telas podem atrapalhar o desenvolvimento infantil.
“Para muitas famílias, esse período do ano passa a ser de estresse. Os pais se perguntam como quebrar a rotina, manter os horários de alimentação, de sono e, principalmente, o limite com o uso de eletrônicos. O conselho que eu dou é que eles criem situações para acolher essas crianças”, orienta a psicóloga, Fabiana Saes.
Na opinião da especialista, novos hábitos são importantes e compreensíveis durante as férias. No entanto, a rotina do sono não deve ser quebrada, podendo haver uma flexibilidade de uma hora, mas não deve passar muito disso.
“As crianças estão com necessidade de entretenimento e diversão, sendo assim, elas vão exigir mais tempo dos pais que, consequentemente, ficarão mais cansados e estressados. Para que isso não aconteça, é necessário se preparar para o dia e pensar em uma programação para deixar o ambiente agradável”, recomenda.
Cuidados com as telas
Neste período de maior ociosidade, não tem como proibir os pequenos do uso dos aparelhos eletrônicos, mas é preciso dosar. Segundo a psicóloga, é importante aproveitar as férias para criar memórias afetivas nas crianças e estimular o seu desenvolvimento cognitivo.
“Embora as telas possam contribuir com isso, é preciso um equilíbrio. O recomendado é que criança de 2 a 5 anos não passe de 1 hora na frente nas telas, para as de 5 a 12 anos, o limite é de 2 horas”, reforça.
A profissional ressalta ainda que todos esses cuidados também servem para os pais que vão conseguir viajar e passar momentos divertidos com os filhos. Afinal, essa convivência intensa pode ser mais cansativa. Então, é preciso ter uma disciplina nos combinados e uma previsibilidade para que seja bom para os pais e para as crianças.