Um boneco de pelúcia do cachorro Snoopy, do desenho animado Charlie Brown, foi enviado como um dos passageiros da cápsula espacial Orion, da missão Artemis I. No dia 11 de dezembro a cápsula retornou à Terra, pousando no oceano pacífico, depois de ter passado 25 dias ao redor da Lua.
O boneco foi utilizado para testar o Indicador de Gravidade Zero (IGZ) da cápsula, caso ele flutuasse, isso significaria que a Orion estava fora da força gravitacional da Terra. Porém, Snoopy não estava sozinho nesta viagem, junto a ele a Nasa enviou o boneco “astronauta” Comandante Moonikin Campos que através de sensores registrava o que poderia acontecer com os tripulantes em missões espaciais futuras, além de testar o novo traje espacial.
LEIA MAIS: Entenda por que a Artemis é um dos projetos mais importantes da Nasa
A tradição de levar um item inesperado nas missões espaciais ocorre desde 1961, quando Yuri Gagarin, primeiro humano a viajar no espaço, levou uma pequena boneca dentro de sua nave espacial. Desde então se tornou algo comum levar objetos curiosos a bordo das naves espaciais.
Segundo a Nasa, em um comunicado divulgado para a imprensa, a escolha de enviar o Snoopy para a missão se deu por conta de que ele é um cão corajoso, aventureiro e experiente. Além disso, a agência espacial também incluiu o cachorro em materiais educativos para crianças, como o seriado “Snoopy no Espaço”, disponível na AppleTV+.
O post Snoopy de pelúcia retorna à Terra após conclusão da missão Artemis apareceu primeiro em Forbes Brasil.