Lista criada pela Forbes norte-americana em 2012, o Under 30 elenca empreendedores, criadores de conteúdo, artistas, atletas e outros profissionais com menos de 30 anos que se destacam em seus setores, revolucionando negócios e mudando a sociedade.
Nos últimos nove anos em que a Forbes Brasil fez a lista Under 30 nacional, alguns participantes do Big Brother Brasil (BBB) foram homenageados, antes ou após suas participações no programa da rede Globo.
Os nomes selecionados pelo time da Forbes se destacaram em categorias como criação de conteúdo, marketing e publicidade, artes dramáticas e música.
As indicações dos leitores da Forbes são avaliadas segundo uma série de critérios e métricas objetivas e subjetivas, como faturamento, criatividade, ineditismo, benefícios sociais reais, número de pessoas impactadas e potencial em curto, médio e longo prazos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Antes do BBB
Seis anos antes de entrar para o BBB 22, em 2015, aos 28 anos, Thiago Abravanel foi homenageado como Under 30 da Forbes na categoria de artes dramáticas. Naquele momento, o ator participava da série Chapa Quente, da TV Globo. Entretanto, ele contou à Forbes que a oportunidade que mudou sua vida foi o papel de Tim Maia no musical “Vale Tudo”, em 2011.
>Leia também: Under 30 2015: 30 destaques brasileiros abaixo dos 30 anos
Em 2017, três nomes que fizeram história no reality show entraram para a lista Under 30 por suas atuações profissionais: Karol Conká, Fiuk e Bianca Andrade.
Karol Conká foi homenageada aos 30 anos por sua produção musical. “Letras marcantes, voz e postura inconfundíveis. Karol Conká já indicava um futuro brilhante em 2011, quando foi eleita “aposta” do rap nacional no VMB”, dizia a nota de descrição.
Na categoria de artes dramáticas, Fiuk, aos 27 anos, se destacou no mesmo ano por sua intensa produção. “(…) encarou no fim de 2016 uma nova empreitada, dublando o filme Sing – Quem Canta Seus Males Espanta. Gravou ainda dois CDs, participou de Malhação e será o galã da próxima novela das 9, A Força do Querer.”
Ainda como youtuber de tutorial de maquiagem, Bianca Andrade se destacou muito antes de entrar no BBB e de ser a empresária referência que é hoje.
“Nascida e criada no Complexo da Maré, Bianca Andrade, 22 anos, teve o grande ‘estalo’ da sua vida ao assistir tutoriais de maquiagem no YouTube. Inspirada, formou-se em maquiagem e criou o Boca Rosa”, diz o texto do Under 30 de 2017, com a foto de Bianca com cabelos e sobrancelhas ruivas, e a clássica boca rosa.
>Leia também: Under 30 2017: 91 destaques brasileiros abaixo dos 30 anos
Outros dois nomes que entraram no Big Brother já consagrados como Under 30 foram Pyong Lee e Bruno Carneiro (o Fred do Desimpedidos).
Pyong Lee entrou para a lista da Forbes em 2018, aos 26 anos, por se destacar como criador de conteúdo na web. Na época, seus números chamavam a atenção: 5 milhões de inscritos no YouTube e 280 milhões de visualizações.
“Pyong Lee – que já lançou livro e virou personagem da Turma da Mônica – revela que seus principais rendimentos ainda vêm de contratos com marcas como LG, Fanta e McDonald’s, mas que a incursão no mundo dos cursos está ganhando uma fatia cada vez maior do bolo”, dizia sua descrição. Hoje, Pyong atua com dois sócios na Escola Nous.
>Leia também: Under 30 2018: 90 destaques brasileiros abaixo dos 30 anos
O jornalista Bruno Carneiro, mais conhecido como o Fred do Desimpedidos, está atualmente na edição 23 do BBB. Entretanto, ele se destacou como criador de conteúdo para a web e foi listado como Under 30 em 2019, aos 30 anos, por sua atuação como apresentador do canal Desimpedidos.
“Com Bruno, o canal de 500 mil inscritos saltou para mais de 7 milhões. Nele, possui dois dos principais quadros: Fred+10 e Desafio do Fred, que já receberam grandes nomes do futebol como Marcelo, Neymar, Coutinho, Marta, Pelé, Cristiano Ronaldo, entre outros”, dizia o texto de Fred.
> Leia também: Under 30 2019: Os 90 destaques brasileiros
Camilla de Lucas se tornou sensação na internet durante a pandemia. A influencer embarcou na febre do TikTok e conquistou milhares de seguidores com vídeos de comédia que iam desde esquetes cômicas sobre situações do dia a dia até dublagens de séries como Todo Mundo Odeia o Chris. Seus vídeos chamaram a atenção de celebridades como Taís Araújo e Regina Casé.
Camilla se tornou um nome recorrente para publicidade de marcas como O Boticário, Netflix, Nestlé, Skol, entre outras. Sua criação de conteúdo rendeu uma homenagem no Under 30, aos 27 anos, em 2020. No ano seguinte, ela ingressou no BBB 21 e foi vice-campeã.
Após o BBB
Muito antes de entrar no Big Brother Brasil, Manu Gavassi já era conhecida por seu trabalho na música. Tanto, que sua escolha em entrar no reality só aconteceu porque ela queria alavancar seu trabalho.
Manu gravou por 12 horas mais de 100 vídeos para todas as situações que pudessem acontecer no programa e se transformou em um grande case de branding, marketing de comunidade e storytelling. O que garantiu trabalhos de direção de conteúdo em marcas grandes fora da casa: Tanqueray, O Boticário, Paco Rabanne e Redken.
Sua listagem no Under 30, aos 28 anos, em 2020, foi na categoria marketing e publicidade devido à atuação na direção criativa de campanhas.
>Leia também: Under 30 2020: Os 90 destaques brasileiros
Gilberto José Nogueira Junior, o Gil do Vigor, conseguiu rentabilizar sua imagem após o programa com maestria. Sem vencer o reality – que foi conquistado por Juliette na edição de 2021 – Gil faturou R$ 15 milhões em seis meses fora da casa. Somente um contrato com o banco Santander superou o valor do prêmio: R$ 2 milhões em publicidade.
Aos 29 anos, Gil abraçou a criação de conteúdo, campanhas publicitárias e participações em outros programas da rede Globo e atendeu um público de 14 milhões no Instagram, angariando a homenagem do Under 30 em 2021.
>Leia também: Forbes Under 30 2021: veja todos os homenageados
Veja quem são os ex-BBBs Under 30:
O post BBB: Confira 8 ex-participantes (e um atual) que são Forbes Under 30 apareceu primeiro em Forbes Brasil.