Muito além de ser um dos programas mais longevos da televisão brasileira e um dos maiores faturamentos da TV Globo, chegando a R$ 1bilhão em patrocínios, na edição que começou ontem (16), o Big Brother Brasil (BBB) é um grande hub de inovação e experimento de tecnologias para a emissora. Na história recente da área de tecnologia da empresa de mídia, inclusive, o BBB foi responsável por tecnologias que deram base a plataformas como o Globoplay e outros sistemas de votação e dados.
Nas últimas 23 edições, foram vários tipos de tecnologias e dinâmicas de inovação testadas e desenvolvidas a partir do reality. Isso ocorre, principalmente, não só pelo volume de audiência e sucesso comercial, mas, sobretudo, pelo volume de interações e repercussão que o programa gera também nas redes sociais.
Veja abaixo algumas das tecnologias utilizadas no programa e na gestão do reality:
Smartwatches
Na última edição do BBB, no ano passado, o diretor da atração, Boninho, explicou em suas redes sociais o que eram os relógios utilizados pelos participantes. Segundo ele, por mais que fossem relógios inteligentes, eles não eram conectados e serviam apenas para informações dos participantes como frequência cardíaca e monitoramento do bem-estar dos jogadores. O modelo utilizado foi um Galaxy Watch 4, da Samsung.
Metaverso
Também na última edição, o BBB fez uma experiência batizada de “Metaverso”. A experiência foi dada como prêmio ao participante Arthur Aguiar, que levou o atleta Paulo André na participação. Nela, os participantes experimentavam, com o suporte dos óculos de VR, a imersão em um mundo totalmente digital.
Mediatech
A área de tecnologia integrada da TV Globo reúne milhares de profissionais de tecnologia, design e outras disciplinas dedicados não só à manutenção do reality, mas também na evolução de vários tipos de tecnologias. Essa equipe é responsável por utilizar tecnologia e inovação até mesmo para tirar as provas de papel e viabilizar a realização das dinâmicas do programa.
Metadados
A edição de 2020 ficou conhecida por bater vários recordes do programa. O paredão entre Manu Gavassi, Prior e Mari Gonzalez, no BBB 20, ultrapassou a barreira de 1,5 milhões de votos e entrou até para o Guiness World Records como a maior votação de um programa de TV no mundo. Esse fluxo de votações gerou uma série de fluxos de dados e gestão de tráfego.
O post Muito além da audiência: BBB também é hub de tecnologia da Globo apareceu primeiro em Forbes Brasil.