Estreantes: as empresas que debutam na lista das melhores empregadoras

  • Post author:
  • Reading time:6 mins read

A Nestlé é uma das que figura pela primeira vez no ranking Top Employers, que é feito no Brasil desde 2012

Dez empresas figuram pela primeira vez no ranking Top Employers, que a Forbes publica com exclusividade neste ano. O ranking, produzido pelo instituto internacional, é publicado em 123 países, já envolveu mais de 8 milhões de colaboradores e certificou 1.857 companhias. Elas são avaliadas em 20 quesitos e figuram entre os melhores empregadores do Brasil. Abaixo, as que aparecem no ranking brasileiro pela primeira vez:

Airbus

516 funcionários
Sede: Itajubá (MG)
Indústria: manufatura

A fabricante se destacou pelas práticas de RH digital e iniciativas de mudança na organização. “Faz parte de uma estratégia global da companhia na busca da avaliação e competitividade das nossas práticas de RH”, diz James Oliveira, diretor de RH. Todo o processo de administração dos funcionários é eletrônico e a empresa oferece uma plataforma de e-learning com mais de 9 mil cursos disponíveis. A comunicação também é um destaque, com espaço aberto para feedback, e quando o assunto é ética, com canais de reporte diretos ou online e sem necessidade de identificação.

Alcoa

3.518 funcionários
Sede: Poços de Caldas (MG)
Indústria: siderúrgica

A Alcoa recebe pela primeira vez a certificação Top Employers por suas práticas em relação às estratégias de negócios e pessoas e à diversidade. A empresa utiliza linguagem inclusiva em todo o seu Código de Conduta e criou programas de recrutamento afirmativo e aceleração de carreira para grupos sub-representados. “Para garantir a inclusão de mulheres no quadro de liderança da Alcoa, anualmente é estabelecida uma meta de aumento do número de mulheres na organização”, afirma André Rolim, diretor de RH.

Brasilseg

2.167 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: financeira

A companhia foi destaque em categorias como estratégias de negócios e performance, com iniciativas como o Programa de Transformação – que materializa ambições estratégicas da empresa. “O programa também tem o objetivo de transformar a forma de trabalhar da Brasilseg, tornando-a mais dinâmica às mudanças do mercado”, afirma Renata Meira. Além disso, a Brasilseg realizou um mapeamento cultural, em parceria com a consultoria Bain & Company, para determinar os direcionadores culturais de seu propósito.

CEVA Logistics

5.092 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: logística 

 A empresa global de logística e cadeia de suprimentos se destaca, entre outros fatores, pelo ambiente de trabalho e atração de talentos. “Além de oferecer uma trajetória de carreira bem definida, um bom ambiente de trabalho e um pacote atrativo de benefícios, promovemos orientação e treinamento”, diz a vice-presidente de recursos humanos para a América Latina, Cristiana Crespi. Os funcionários também têm flexibilidade de horários e para trabalhar de forma remota dois dias na semana.

Ford

1.450 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: manufatura 

A Ford se destaca por suas práticas focadas no bem-estar dos funcionários e na inclusão. A empresa aderiu a pactos de diversidade, e promove dias em que alguns funcionários participam da venda e pós-vendas e até dos testes dos carros nas pistas, além de oferecer trabalho híbrido, short friday e day off no aniversário. “Com a aceleração de novas tecnologias e a crescente demanda por profissionais qualificados, estratégias focadas na atração e retenção de talentos são fundamentais”, afirma Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

Hypera Pharma

10.661 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: farmacêutica

A farmacêutica Hypera Pharma é destaque no Top Employers logo em sua primeira tentativa por suas iniciativas de governança, RH digital e off-boarding, ou processo de desligamento. A empresa tem uma atendente virtual de gente e gestão, a Hana, e entrevista profissionais que deixam a companhia para mapear seus motivos. Em 2022, a empresa incluiu uma métrica de turnover voluntário para líderes acompanharem o desempenho de suas áreas. “Vamos continuar aprimorando nossas práticas e políticas em todos os aspectos ESG”, diz Mauricio Christovam, diretor executivo de gente e gestão.

Machado Meyer

Mais de 55.000 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: serviços

O Machado Meyer Advogados se destacou em uma categoria que é, no mínimo, inusitada: é uma das melhores empresas no processo de desligamento de funcionários. Mas também vai bem nas categorias propósito e valores. O escritório estimula a criação de redes entre as pessoas e incentiva que funcionários  atuem como embaixadores da cultura.  “Convidamos todos a realizarem uma entrevista de saída em profundidade para a melhoria de nossas práticas”, diz Beatriz Alli, diretora de Pessoas e Cultura do Machado Meyer Advogados.

Nestlé

18.257 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: consumo

A Nestlé aparece pela primeira vez no Top Employers em 2023, se destacando em categorias como estratégias de negócios, organização e mudança, aquisição de talentos, propósito e valores, ética e integridade e sustentabilidade. A companhia tem o Pets Everyday, programa que permite os colaboradores levar seus pets ao trabalho. “Somos uma empresa que preza pela inovação, tanto em nossos produtos quanto em nosso método de trabalho”, afirma Ana Schiavone, gerente de Recrutamento e Seleção da Nestlé Brasil.

Oi

5.000 funcionários
Sede: Rio de Janeiro (RJ)
Indústria: telecomunicações

A Oi se destaca nos quesitos RH digital, aquisição de talentos e propósito e valores. “Eles refletem áreas que concentram muitos dos nossos esforços para a transformação da empresa”, diz Marcos Mendes, vice-presidente de RH. A empresa, com rotina 100% home office, tem plataformas internas em que os funcionários conseguem gerenciar seus dados e os líderes podem acompanhar seus times. Para reter os talentos, a empresa oferece mentorias, programa de educação corporativa, workshops sobre novas competências digitais e programas de desenvolvimento de liderança. 

Sulzer

429 funcionários
Sede: Jundiaí (SP)
Indústria: manufatura

A Sulzer teve boas avaliações em categorias como organização, mudança e sustentabilidade. Para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho, a empresa conduz a pesquisa Voice of Sulzer para a definição do que precisa ser aprimorado. Também, acompanha indicadores de desempenho social e ambiental. “Nossos produtos são aplicados em situações nas quais a redução de emissão de carbono, proteção ao meio ambiente e economia de energia são requeridos”, diz Marcelo Alves, presidente da Sulzer.

>> Quem são as empresas mais presentes na lista de melhores empregadores

O post Estreantes: as empresas que debutam na lista das melhores empregadoras apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário