Quando o primeiro Apple Watch foi lançado, em 2015, ele vinha com uma tela OLED de ponta. Em cada Apple Watch lançado, a tela parece rica, detalhada e linda. Mas um novo relatório afirma que um próximo modelo mudará para uma tecnologia totalmente nova, o MicroLED.
De acordo com o confiável analista Ross Young, o primeiro Apple Watch com tela MicroLED chegará em 2025, com produção começando no final de 2024. Parece algo que pode superar o Ultra. Embora Young não especifique o tipo de relógio, suspeito que ele possa estrear no Ultra, até por causa do aumento de brilho que o MicroLED oferece.
Agora parece que a Apple não é a única empresa de olho no MicroLED como uma tecnologia de tela para futuros gadgets. A ETNews afirma que a Samsung Display também está considerando o MicroLED. A Samsung Display é a parte da gigante coreana que fabrica telas, e a Apple é uma grande cliente, recorrendo a ela para telas OLED em iPhones, por exemplo. Outra filial da mesma empresa, a Samsung Electronics, já fabrica TVs MicroLED, mas essa seria uma tela bem menor.
O relatório diz que “está visando smartwatches como seu primeiro produto”. Ele também diz que tal produto seria um divisor de águas em dispositivos móveis, especificando o baixo consumo de energia como um benefício importante para gadgets como smartwatches, que só têm espaço para baterias pequenas.
A ETNews também reconhece que o custo de fabricação de telas MicroLED é considerável e pode ser difícil de fabricar, mas acredita-se que a Samsung Display tenha resolvido alguns dos problemas na criação da tela de aproximadamente 2 polegadas que um smartwatch precisaria.
O timing é interessante aqui. Conforme discutido abaixo, primeiro parecia que o Apple Watch teria uma tela MicroLED, provavelmente apenas em seu modelo Ultra na primavera de 2025, mas a atualização de Gurman sugere que o final de 2024 é mais provável. No entanto, parece que o Samsung Display visa mais cedo, talvez até o final de 2023. Isso pode significar que um smartwatch Samsung Galaxy pode aparecer no final deste ano ou, mais provavelmente, no início de 2024 com um display MicroLED, que superaria Apple em seis meses ou mais. Por outro lado, a Samsung tem um cronograma de lançamento que vê seus novos smartwatches aparecerem no segundo semestre de cada ano, então pode ser que o MicroLED chegue tarde demais para o Galaxy Watch6 Pro, e fique guardado para o ano seguinte, o que pode ser algumas semanas antes da Apple lançar seu MicroLED Watch.
O grande vencedor aqui seria o Samsung Display, se conseguir conquistar a Apple como cliente, além de torná-lo para a Samsung. Mas, de acordo com Gurman, parece que a Apple está trabalhando para fabricar seus próprios monitores.
Logo após a revelação, abordada em detalhes neste relatório, de que uma nova tela MicroLED chegaria ao Apple Watch na primavera de 2025, a tempo das comemorações dos dez anos do Apple Watch, surge um relatório diferente de outro analista confiável.
Mark Gurman, da Bloomberg , pesou na discussão da tela com um relatório que é semelhante em alguns aspectos, mas inverte completamente a história em outros. Ele diz: “A empresa pretende começar trocando a tela nos Apple Watches de última geração até o final do próximo ano, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto. As telas atualizam o atual padrão OLED — diodo orgânico emissor de luz — para uma tecnologia chamada microLED, e a Apple planeja eventualmente levar as telas para outros dispositivos, incluindo o iPhone.”
Duas grandes coisas aqui. Primeiro, é provável que a tela MicroLED chegue ao iPhone “eventualmente”. Muito mais interessantes, no entanto, são essas frases: “Apple Watches de última geração” indica que é mais provável que a nova tela chegue primeiro ao Apple Watch Ultra ou, pelo menos, não esteja no Apple Watch de modelos mais acessíveis. E, em segundo lugar, “até ao final do próximo ano”. Isso é um pouco diferente da previsão de Young de que a tela estaria em produção no final de 2024, mas não à venda até a primavera de 2015.
Respeito Ross Young, mas devo dizer que a linha do tempo de Gurman faz muito mais sentido para mim, supondo que isso signifique que o MicroLED Apple Watch estaria à venda no final de 2024. Em primeiro lugar, nunca esperei que o Ultra fosse atualizado em 2023, então para um novo MicroLED Apple Watch Ultra chegar em 2024 parece o momento perfeito. Em segundo lugar, se a tecnologia de exibição fosse introduzida no Apple Watch, que chegaria à Série 10 em 2024, isso também faria sentido. O design do Apple Watch mudou com a Série 4 e novamente na Série 7. Portanto, um novo design para a Série 10 pode ser sensacional. Dito isso, ainda acho que o Ultra provavelmente ganhará MicroLED pelo menos uma geração à frente do relógio normal.
Gurman diz que “vai levar anos até que a Apple mova o iPhone para microLED”, então não prenda a respiração. Agora, de volta ao motivo pelo qual o MicroLED é tão atraente.
O post Apple Watch Ultra 2: vazamento sugere design deslumbrante apareceu primeiro em Forbes Brasil.