Algo comum na vida a dois, o ganho de peso pode ser sinal de felicidade na relação. A conclusão saiu de um estudo realizado pelo Centro Nacional de Biotecnologia dos Estados Unidos, que durante quatro anos monitorou o peso de 169 casais. Neste período, eles responderam a perguntas sobre quão satisfeitos se sentiam ao lado do parceiro (a).
O resultado mostrou que, conforme eles ganhavam peso, mais felizes estavam no relacionamento. No entanto, vale destacar que o acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco para uma série de doenças. Assim, é importante adotar hábitos mais saudáveis no dia a dia para evitar a obesidade e o sobrepeso.
“A cumplicidade do casal pode ser um excelente incentivo para uma dieta em conjunto, encorajar o par em atividades físicas e para ajudar na introdução de novos hábitos alimentares”, diz a nutricionista Patrícia de Moraes Pontilho.
Nesse sentido, a especialista separou 4 dicas para promover a mudança e, assim, emagrecer alguns quilos em casal nos próximos meses. Confira:
Dieta com refeições em conjunto
Mesmo que as suas necessidades nutricionais e a do seu parceiro (a) sejam diferentes, é possível fazer algumas refeições em conjunto. Inclusive, um pode incentivar o outro a ingerir alimentos mais saudáveis.
Comprem alimentos saudáveis
Sempre tem aquele que gosta mais de chocolate, fast food e frituras, por isso é importante que um dos dois fique encarregado de fazer as compras no supermercado e optar por alimentos in natura, evitando os embutidos e industrializados.
Cozinhem juntos
Se o casal preparar as refeições junto, além de emagrecer preparando pratos mais nutritivos, podem usar o momento para fortalecer o seu vínculo afetivo. No fim, ainda terão a chance de dividir a louça e facilitar a limpeza da cozinha.
Façam exercícios juntos
Ter um parceiro (a) de treinos pode ser um incentivo a mais para evitar faltar em dias frios ou chuvosos. Sendo assim, aproveitem a companhia um do outro e exercitem-se juntos! Até porque existem alguns exercícios que só podem ser executados com a ajuda de uma dupla.
Fonte: Patrícia de Moraes Pontilho, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.