Hoje é sexta-feira 13, data conhecida por muitos como um dia de medo e azar. Para alguns, é um bom momento para fazer uma maratona de filmes de terror. Mas tem também aquelas pessoas mais supersticiosas que preferem mudar suas rotinas para evitar o mau agouro — cerca de 60 milhões no mundo, de acordo com algumas pesquisas.
Se você se enquadra no segundo grupo, saiba que há um termo que define o medo da sexta-feira 13, viu? Chama-se parascavedecatriafóbico. Esse “palavrão” vem da união das palavras gregas “paraskevi” (sexta-feira), “dekastreis” (treze) e “phobia” (medo). A palavra é considerada uma variação do termo “triscadecafobia”, ou “fobia do número 13”.
A origem deste temor pela data não é clara, mas sabemos que o responsável por popularizar essa ideia foi o empresário e financista americano Thomas W. Lawson. Ele é autor do romance “Friday, The Thirteenth” (Sexta-feira, 13, em inglês), que conta a terrível história de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para deixar seus inimigos na miséria.
Mas, como Lawson se conecta com o medo das pessoas pela data? Em 13 de dezembro de 1907, uma sexta-feira, o enorme barco que o empresário mandou construir — e que levava seu nome — afundou. Era o maior veleiro já construído sem motor de propulsão e transportava 60 mil barris de óleo.
O naufrágio aconteceu nas primeiras horas do sábado, dia 14. Porém, onde Lawson vivia, em Boston, nos Estados Unidos, ainda era sexta-feira 13. Isso ajudou a disseminar o medo entre as pessoas.
Por que sexta-feira 13?
O mito de que a data é um “dia de azar” surgiu há muitos anos e possui várias versões. Uma delas está relacionada ao cristianismo. Segundo os cristãos, a associação negativa do dia da semana com o número surgiu porque um dia antes da crucificação, Jesus realizou um banquete com os 12 apóstolos, totalizando 13 pessoas presentes, e foi crucificado na sexta-feira.
O dia de azar pelo mundo
Além do Brasil, outros países têm uma data no calendário temida pelas pessoas. Na Grécia e nos países de língua espanhola, por exemplo, a terça-feira 13 é considerada um dia de má sorte. Por outro lado, na Itália, o dia de azar cai nas sextas-feiras 17, número associado à morte. Mas e você, tem medo da sexta-feira 13?