A micropigmentação de sobrancelha foi e ainda é uma febre entre aqueles que gostam de ostentar um olhar marcante. Isso sem falar que é um procedimento ótimo para quem gosta de acordar sempre pronto para sair, não é mesmo?
Mas assim como muita coisa no mundo da moda e da beleza passa, diversas pessoas estão optando pela remoção. Embora os motivos sejam muitos, é comum encontrar pessoas que optem pelo procedimento por conta da frustração, afinal, com o tempo, a micropigmentação pode ficar menos nítida e até mesmo desbotar.
O biomédico Giancarlo Pincelli, que também é uma das maiores autoridades no Brasil em remoção de tatuagens e micropigmentações, explica que muitos motivos para que isso aconteça, entre eles a mudança na cor e no formato.
“Exposição ao sol e o fumo, por exemplo, são fatores que podem prejudicar bastante a coloração da micropigmentação, fazendo com que ela fique desbotada e muitas vezes com tom esverdeado. Mudanças corporais, como perda ou ganho de peso, ou gravidez, por exemplo, são fatores que podem comprometer o desenho da micro, ficando um resultado diferente daquele que o paciente teve ao realizar o procedimento”, esclarece o especialista o CEO da Hell Tattoo.
Embora seja inevitável prever se a micropigmentação ficará desbotada, descolorida, flácida ou esverdeada, é possível retardar esse processo a partir da fotoproteção. O uso de protetor solar, principalmente nas áreas onde foi realizado o procedimento, é essencial para a garantia de maior durabilidade da qualidade do trabalho.
Além disso, há outros cuidados essenciais como manter a área sempre hidratada e evitar esfoliações no local da micropigmentação.
Escolhendo o local para a remoção a laser
Ainda que os cuidados sejam importantes para manter a micropigmentação de sobrancelha bonita por mais tempo, muitas pessoas acabam optando pela remoção a laser. No entanto, esse é um procedimento que exige profissional especializado.
Um caso recente, que acabou viralizando no TikTok, é de uma influenciadora desabafando sobre suas cinco tentativas de remoção da micropigmentação na sobrancelha. Ela chegou a comentar que não recomendaria o procedimento para ninguém por ser doloroso e deixar a área com um aspecto desagradável.
Para Giancarlo, esse trauma poderia ter sido evitado caso a influenciadora tivesse encontrado um estabelecimento realmente capacitado na técnica. “Muita gente acredita que é fácil realizar o procedimento à laser, mas não é! O procedimento envolve riscos, inclusive de queimaduras graves, caso não seja feito por um profissional capacitado e com equipamentos de qualidade”, comenta.
Por isso, esse é um procedimento que não dá para economizar, até porque às vezes o barato sai caro. Então caso opte por fazer a remoção da sua micropigmentação, escolha um profissional que tenha um bom equipamento e que, acima de tudo, também saiba operar a máquina de maneira adequada e segura.