A importância de promover diversidade, equidade e inclusão na indústria

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Divulgação

Veena Lakkundi, vice-presidente sênior de estratégia e desenvolvimento corporativo da Rockwell Automation

Para empresas do setor industrial, a pandemia reforçou a necessidade de mais agilidade nos investimentos em tecnologia. Atrair talentos e expandir a presença de mulheres nas organizações também foi um aprendizado dos últimos anos. Os temas foram trabalhados durante a Automation Fair 2022, evento anual realizado nas últimas três décadas pela Rockwell Automation, uma das maiores empresas dedicadas à automação industrial e à transformação digital.

De acordo com Veena Lakkundi, vice-presidente sênior de estratégia e desenvolvimento corporativo da Rockwell Automation, investimentos em automação, transformação digital e computação em nuvem no chão de fábrica são essenciais para uma indústria mais competitiva. A Rockwell Automation (NYSE: ROK) é líder global na indústria de automação e transformação digital.

Atrair e reter talentos continua sendo um desafio para muitas empresas, enquanto ampliar a presença de mulheres representa uma importante oportunidade. No Brasil, por exemplo, um estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontou que, de 2010 a 2020, a participação feminina no setor industrial cresceu muito pouco, de 23,4% para 24,2% da força de trabalho total.

“Não é nenhuma coincidência que mais empresas estejam focando seus esforços na diversidade para atrair mais candidatos que, no passado, talvez não fossem o público-alvo para os recrutadores. Você precisa expandir os horizontes quando se trata de contratação, procurando talento em lugares que nunca foram explorados antes, para oferecer mais diversidade às operações”, diz a executiva.

Veena observa ainda que atrair talentos diversos traz muitos benefícios e é um dos pilares prioritários da cultura da Rockwell Automation, sendo um compromisso com a integridade, diversidade, equidade e inclusão. “Nós estamos comprometidos em expandir a possibilidade humana. Na prática, esses pilares trazem engajamento para criar um ambiente no qual as pessoas possam dar o seu melhor no trabalho e colocar sua energia em algo em que acreditem”.

O impacto da diversidade no desenvolvimento do setor industrial

Estudos mostram que mais diversidade nas empresas leva a melhores resultados de negócios. Mas, como Veena ressalta, já ultrapassamos o estágio de validar a necessidade de uma força de trabalho mais diversa. “O objetivo das empresas, agora, não deve ser de se contentar com a maneira como sempre fizemos nosso trabalho, mas de transformar o modo como buscamos e cuidamos da nossa força de trabalho. Queremos os melhores e os mais brilhantes com acesso a todas as mesas onde os problemas dos clientes estão sendo resolvidos”, completa a executiva.

Veena reforça que, com a rápida mudança do mundo, as empresas precisam avaliar constantemente como podem ser melhores para seus clientes, colaboradores, parceiros, investidores e outros stakeholders. “Mais do que nunca, pessoas – e negócios – têm escolhas. Livrar-se de preconceitos e construir uma cultura que expande os horizontes para contratação e retenção de talentos é imprescindível para a sobrevivência e a competitividade das empresas no setor industrial”, finaliza.








*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

O post A importância de promover diversidade, equidade e inclusão na indústria apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário