Se você está interessado em um novo emprego ou em dar um impulso na sua carreira, agora é a hora de agir e começar a procurar uma vaga, porque janeiro e fevereiro são os meses mais importantes para contratações.
O início do novo ano traz consigo empresas focadas em encontrar novos talentos e começar o ano selecionando pessoas, fazendo ofertas e oferecendo trabalhos. Portanto, aprimore seu currículo e consiga sua próxima oportunidade.
Por que agora é a hora
De acordo com diversas fontes, desde a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos até as empresas de contratação Indeed e Monster, janeiro e fevereiro apresentam o maior número de empregos abertos e, também, de aplicações para vagas.
Além disso, as tendências de contratação são positivas. Mais de 70% das pessoas que foram demitidas disseram que encontraram um novo emprego em três meses, de acordo com a empresa de dados de RH Revelio Labs. E 85% das organizações dizem que estão contratando pessoas em menos de quatro semanas, de acordo com dados da Employ Inc. Os líderes de contratação também dizem que é desafiador (81%) ou muito desafiador (33%) preencher as vagas. Tudo isso é uma boa notícia para quem procura emprego.
Existem algumas razões pelas quais essa época do ano é mais quente para contratação.
Primeiro, muitas organizações recebem dinheiro do orçamento para o ano, então começam suas contratações.
Além disso, no início do ano, muitas empresas e pessoas têm uma mentalidade de começar com tudo – portanto, encontrar ótimos talentos e preencher o número de vagas disponíveis são maneiras de começar bem.
Janeiro e fevereiro também são ótimos para contratações porque marcam o fim da pausa que muitas empresas fizeram para as férias.
E, por último, muitas empresas pagam bônus em dezembro. Como resultado, as pessoas geralmente saem em janeiro, então as vagas são abertas e publicadas nos primeiros dois meses do ano.
>> Leia também: Prepare-se para um novo emprego em 2023
Como se destacar e conseguir um novo emprego
A boa notícia sobre as altas taxas de contratação é o número de empregos disponíveis, mas o desafio mais preocupante é que as aplicações para as vagas também aumentam durante esse período, de acordo com o site de empregos ZipRecruiter. Portanto, você vai precisar garantir que está se destacando entre todos os outros que desejam ser contratados – e pode fazer isso prestando atenção às tendências que estão influenciando as contratações.
Aqui está o que você deve considerar ao buscar um novo emprego.
1. Comprometimento e motivação
Com todo o barulho sobre quiet quitting e funcionários que procuram fazer o mínimo possível, uma ótima maneira de chamar a atenção dos empregadores é ser claro sobre seu compromisso com o trabalho, seu desejo de participar da empresa e sua ambição.
Demonstrar um desejo genuíno de fazer uma boa contribuição não te impede de ter uma ótima vida fora do seu trabalho, mas fará diferença para os empregadores saber que você valoriza o trabalho que faz e aprecia fazer parte de uma organização e de uma equipe.
Fale sobre como você se envolve e como se mantém motivado. Compartilhe suas estratégias para manter o ânimo em um projeto e como você é uma boa influência, para si mesmo e para as pessoas ao seu redor.
2. Aprendizado e crescimento
Com tudo o que as pessoas e as organizações passaram nos últimos anos, uma tendência importante aponta para a evolução da liderança e da colaboração com base em todas as mudanças na forma como as pessoas trabalham.
Os líderes devem motivar e engajar à distância. Eles devem liderar com um espírito de foco no bem-estar e se concentrar em criar significado para as pessoas no trabalho. E as equipes devem se conectar de novas maneiras por meio de abordagens híbridas e com maior valorização da diversidade e do pertencimento.
Defenda sua candidatura apontando tudo o que aprendeu com os desafios que enfrentou e como seu estilo pessoal ou de liderança também cresceu e evoluiu. Talvez você seja um líder que aprendeu a ser mais acessível ou a pedir feedback com mais frequência. Ou talvez você seja um membro da equipe que é mais empático com os outros ou que desenvolveu habilidades de pensar de forma mais inovadora.
Os empregadores vão gostar de pessoas autorreflexivas, que sabem demonstrar aprendizado e crescimento contínuos – e são claras sobre como isso será importante em suas contribuições para a organização.
3. Adaptabilidade
Outra tendência que as organizações estão enfrentando é a velocidade da mudança, com novas tecnologias, a necessidade de maior inovação e o aumento das demandas dos clientes. Tudo isso exige que as empresas mudem e se adaptem – e, para isso, precisam de pessoas que saibam lidar com mudanças.
Você pode tirar o melhor proveito dessa realidade articulando as maneiras pelas quais você é adaptável e inovador. Discuta um desafio que você enfrentou e como o resolveu com rapidez e inovação. Descreva um momento em que você teve que demonstrar resiliência diante da dificuldade e como criou estratégias para trabalhar em um mundo volátil.
Explique como você se mantém informado sobre o que está por vir e atento às tendências, para que possa ser proativo e responsivo em qualquer trabalho que esteja fazendo.
A tecnologia também se encaixa nessa categoria. À medida que novas tecnologias aparecem, há uma tendência de pessoas que têm medo de como isso afetará seu trabalho e suas vidas. Os profissionais de contratação vão procurar pessoas que possam abraçar o que há de novo e encontrar maneiras de alavancar a inovação para equipes, organizações e clientes. Fale sobre seu conforto com a tecnologia e seu otimismo sobre como os novos recursos tecnológicos impulsionarão todos os tipos de progresso.
Um brilhante ano novo
No geral, é um ano novo próspero e, apesar das notícias de demissões e ventos contrários na economia, os empregos ainda estão disponíveis – e muitas organizações ainda estão contratando. Você pode ser o candidato que os empregadores estão procurando – e encontrar um novo emprego que você ame. A hora perfeita é agora.
O post O melhor momento para ser contratado é já; 3 maneiras de se destacar apareceu primeiro em Forbes Brasil.