A listagem da Sichuan Biokin Pharmaceutical na Bolsa de Valores de Xangai criou o mais novo bilionário da China na última semana. Zhu Yi é o novato da lista de ultra-ricos do país, que ocupa a segunda posição em número de bilionários no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
O presidente da fornecedora de medicamentos contra o câncer possui 298,1 milhões de ações da companhia, que corresponde a um montante de 10 bilhões de yuans (US$ 1,5 bilhão). Com um IPO bem-sucedido, as ações da empresa chinesa subiram 36% em relação ao preço da abertura, atingindo 33,69 yuans por papel.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Zhu, de 59 anos, é graduado em tecnologia de rádio, possui mestrado em biologia pela Universidade de Fudan e doutorado em administração pela Universidade de Sichuan. Ele também ensinou imunologia e microbiologia na West China Medical University entre os anos de 1987 e 1990. Em 1996, ele fundou a Biokin.
Desde lá, a empresa opera fornecendo medicamentos para o tratamento de câncer em diversos países do mundo. A empresa levou 27 anos para chegar ao momento do IPO, que foi aprovado pelos reguladores de valores mobiliários da China em dezembro.
Entre as suas operações internacionais, a Biokin atua nos Estados Unidos por meio de uma subsidiária com sede em Redmond, Washington, chamada de Systimmune.
O crescimento da companhia se deve ao número de pessoas com a doença na China. O país e os Estados Unidos estão em primeiro e segundo lugar no número de pacientes com câncer e na carga geral da doença.
O post IPO de farmacêutica gera o mais novo bilionário da China apareceu primeiro em Forbes Brasil.