Ano novo, vida nova! E se você já começou a fazer aquela faxina caprichada pós-festas de fim de ano, pode surgir aquela dúvida… Afinal, quando é a data exata para desmontar a Árvore de Natal e outros adereços comemorativos?
Para quem segue à risca, saiba que a data já se aproxima: dia 6 de janeiro, no Dia de Reis. O feriado celebra, dentro da tradição cristã, marca a visita dos três Reis Magos a Jesus Cristo e acontece exatamente doze noites após seu nascimento.
Descritos como Melchior, Baltazar e Gaspar, os três Reis Magos seguiram do Oriente até Belém para presentear o filho de Deus. Ao chegar no local, eles presentearam Jesus, Maria e José com ouro, incenso e mirra.
Apesar de a data marcar comemorações no Brasil, Portugal e Espanha, e consequentemente, a data de desmontagem da Árvore de Natal, há quem prefira aguardar para fazer a retirada no domingo seguinte.
Isso porque o dia da semana marca o quarto ciclo do calendário cristão, conhecido como Batismo do Senhor, e que acontece logo após o período de Epifania.
Há ainda outras tradições, como a estadunidense, onde a desmontagem da Árvore de Natal acontece no dia 26 de dezembro. Lá o período é chamada de Boxing Day (Dia de Encaixotar, em português) ou de Despedida da Árvore.
Agora que você já sabe o dia certo de desmontar os adereços natalinos, que tal algumas dicas sobre como fazer isso? Até porque, sua eu do futuro vai te agradecer em novembro quando for o momento exato de montar a Árvore de Natal.
Confira como guardar adereços natalinos
Comece retirando os enfeites e guardando semelhantes juntos. Você pode reservar potes ou caixas para deixar tudo mais organizado, além de envolver com jornal aqueles que são mais delicados e correm risco de quebrar;Se ainda tiver, guarde a Árvore de Natal na caixa original da compra. Então lembre-se de desmontar, guardar todos os galhos e de deixar o objeto sempre na horizontal para evitar que se deteriore com o tempo;Já quanto aos pisca-piscas, o ideal é mantê-los ou na caixinha original de compra, ou envolto em um cano de PVC, por exemplo, para evitar que as luzes se quebrem.