Sem direção na maior parte do dia, o Ibovespa fechou praticamente estável hoje (22), após registrar três dias consecutivos de ganhos. Nesta quinta-feira, a bolsa paulista teve uma ligeira alta de 0,11%, e fechou aos 107.551,52 pontos, pressionada pelas perdas do mercado norte-americano.
Em Nova York, as bolsas caem repercutindo a leitura final do PIB dos EUA no 3º trimestre, que veio bem acima do esperado. É mais um dado que valida a postura do banco central, de que a economia é forte o suficiente para sustentar um aperto monetário agressivo.
Por aqui, hoje o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o nome de novos ministros, incluindo Geraldo Alckmin no ministério da Indústria e Comércio, Esther Dweck no ministério da Gestão e Inovação e Luiz Marinho como futuro chefe da pasta do Trabalho.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Além disso, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também começou a dar forma ao seu ministério. Haddad anunciou os seguintes nomes para seus secretários: Marcos Barbosa Pinto como secretário de Reformas Econômicas, Rogério Ceron como secretário do Tesouro Nacional, Guilherme Mello na secretaria de Política Econômica e Robinson Barreirinha como secretário da Receita Federal.
“O ponto em comum entre eles, em especial a Esther, é de que o Estado deve ser mais presente e, de certa forma, ‘resolver todos os problemas’, o que sem dúvida representa mais aumento do gasto público”, diz Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil. “O prognóstico inicial é de que teremos cada vez mais um Estado forte na economia e a grande pergunta é: a que preço? Sendo a resposta muito provavelmente a custo de mais impostos e inflação.”
Com a liquidez reduzida (volume de R$ 24,7 bilhões hoje) devido à proximidade das festas de fim de ano, as negociações no Ibovespa hoje permaneceram voláteis. Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3) foram os destaques do dia, beneficiadas pelas festas natalinas, que são um dos melhores momentos de vendas. Marfrig subiu 6,74% e JBS ganhou 3,21%.
A Sabesp (SBSP3) também teve um bom dia, ao subir 2,41% com o anúncio de que poderá realizar uma consulta pública para revisar tarifas em 6,37%, o que aumentaria a receita da empresa.
Na ponta negativa, o varejo e as empresas de tecnologia voltaram a figurar como as maiores quedas do Ibovespa. Locaweb (LWSA3) e Positivo (POSI3) tiveram as maiores perdas, com recuos de 4,14% e 2,28%.
Em Nova York, os principais índices caíram mais de 1% após novos dados econômicos aumentarem os temores de que o Federal Reserve (banco central dos EUA) continue com seu aperto na política monetária.
Os novos pedidos de auxílio-desemprego no país cresceram menos do que o esperado na semana passada, apontando para um mercado de trabalho ainda apertado, enquanto a economia dos EUA se recuperou no terceiro trimestre mais rapidamente do que o estimado antes.
A última leitura do PIB dos EUA no 3º trimestre mostrou um avanço de 3,2%, na taxa anualizada, enquanto a expectativa era de alta de 2,9%, na taxa anualizada.
O Dow Jones caiu 1,04%, a 33.028,22 pontos, o S&P 500 perdeu 1,44%, a 3.822,60 pontos, enquanto o Nasdaq recuou 2,18%, a 10.476,12 pontos. O dólar comercial fechou com queda de 0,33%, a R$ 5,1858.
(Com Reuters)
O post Ibovespa anda de lado em dia de PIB dos EUA e anúncio de ministros apareceu primeiro em Forbes Brasil.