Dezembro é o mês das festas.
Elas devem ser divertidas e, para muitas pessoas, essa é uma época sagrada. Mas que geralmente se transforma em momentos agitados em vez de alegres, imitando a cultura do trabalho em que muitos estão imersos no dia a dia.
A Associação Psiquiátrica Americana relata que 31% dos adultos acreditam que ficarão mais estressados nesta temporada de festas em comparação com o ano passado. Estar “sempre on” aumenta o estresse e compromete nossa produtividade e bem-estar mental e físico. Esse sentimento é cumulativo e muitas vezes leva ao esgotamento.
>> Leia também: O novo dicionário corporativo em 2023
Durante a temporada de férias, a cultura agitada alimenta o risco de burnout, a menos que pratiquemos intencionalmente a produtividade consciente.
Entre comprar presentes, ir a festas e planejar atividades familiares, além de estar em um cenário econômico incerto que ameaça o ambiente das festas de fim de ano, é provável que você tenha pouco tempo para relaxar e aproveitar esse momento especial.
É importante parar e perguntar com que frequência você sente falta da alegria por causa do estresse que acaba criando para si mesmo. Ao repensar o que as férias significam para você e reservar alguns minutos todos os dias para cuidar de si, o estresse desse momento pode desaparecer.
Aqui estão algumas dicas para te ajudar a encontrar um tempo para pensar em si e permanecer fiel ao espírito das festas.
1. Faça do seu jeito. Não deixe que a sedução das festas de fim de ano faça com que você abra mão do seu poder pessoal. Evite a agitação, o materialismo e a comercialização, em vez de deixar que isso te tire do sério ou contamine o verdadeiro significado e prazer que você tem nessa época do ano. Você não precisa se deixar levar pela síndrome do “Só faltam X dias de compras até o Natal”. Comemore essa época de uma forma que seja significativa para você – o tipo de comemoração que você deseja, não o tipo que os comerciantes querem que você tenha. Lembre-se de que cabe a você e seus familiares escolher como vocês querem que seja esse momento.
2. Mantenha as coisas simples. A tradição faz parte da temporada de festas, mas só porque você sempre fez as coisas de uma certa maneira – em excesso e com pressa – não significa que você não pode mudar. Esse caos do final de ano pode nos lançar em um turbilhão frenético que inclui compras, cozinha e planejamento de festas e viagens – tudo em cima de uma agenda diária já lotada. Quebre ou reduza velhos hábitos. Tire a ênfase dos grandes gestos e foque em atos simples de prazer. Pense no significado real que essas coisas têm para você e seus entes queridos e comemore essa época de maneira tranquila e alegre. Quando você já estiver esgotado, não se sinta obrigado a ir a todas as festas ou comprar um presente para todos.
3. Você em 1º lugar. Coloque-se no topo da sua lista de presentes de fim de ano. Se você tem o hábito de colocar suas necessidades no final da lista para atender a demandas profissionais ou pessoais, você não está sendo a melhor versão de si mesmo. O autocuidado prepara você para dar mais aos outros. O Dr. Christopher Taylor, fundador do Taylor Counseling Group, faz estas quatro sugestões sobre maneiras de evitar conflitos familiares durante as festas de fim de ano: coloque suas necessidades em primeiro lugar, valorize seu tempo e peça aos outros que façam o mesmo, evite se envolver em fofocas familiares e elimine possíveis gatilhos.
4. Mantenha uma rotina de exercícios. Caminhadas curtas ou meditações podem te ajudar a relaxar e clarear a cabeça. Ao reservar alguns momentos para relaxar todos os dias, o estresse não parecerá tão opressor, as tarefas serão mais gerenciáveis e você e seus entes queridos poderão aproveitar o verdadeiro significado das férias.
5. Tenha momentos de introspecção. Se você faz compras intermináveis no meio da multidão, a última coisa que quer no final de um longo dia é mais barulho e caos. Quando sua família for dormir, desfrute de um momento em frente às decorações de Natal. Reflita sobre o que esse momento significa para você. Crie um local aconchegante e privado onde você possa relaxar sem ser perturbado. Medite com músicas relaxantes, acenda velas perfumadas ou dê uma olhada em cartões e fotos de Natais anteriores.
6. Dê um tempo extra a si mesmo. Acalme seu dia de trabalho com tempo extra entre os compromissos para amenizar o estresse. Saiba onde traçar a linha para não estar constantemente com pressa e poder aproveitar as festividades. Se você está se sentindo pressionado por amigos ou familiares para se reunir, comprar mais presentes ou cozinhar mais comida, seja capaz de dizer não a demandas estressantes e faça um esforço consciente para desacelerar e fazer pausas durante as atividades.
7. Antecipe-se ao estresse e esgotamento no trabalho. Certifique-se de perceber que atingiu seu limite muito antes de os sinais de alerta de estresse aparecerem. Evite colocar prazos irrealistas. Espalhe as tarefas em prazos razoáveis. Tente estar pronto para o trabalho (mesmo que esteja trabalhando remotamente) 10 ou 15 minutos antes para não começar o dia com pressa. Desconecte-se no final do dia e estabeleça limites para proteger seu tempo pessoal e privado.
8. Equilibre seu tempo entre permanecer ativo e descansar. Não arrisque sua saúde ou perca suas rotinas de autocuidado. Você precisa delas durante as férias mais do que nunca. Uma caminhada ou corrida ao redor do quarteirão combinada com cinco minutos de meditação proporcionam um impulso bioquímico. A atividade física aumenta as endorfinas. Acalmar a mente estimula a parte do cérebro que amortece os surtos de adrenalina e cortisol que acompanham o estresse.
Boas festas!
O post 8 maneiras de manter o equilíbrio entre vida e trabalho no fim do ano apareceu primeiro em Forbes Brasil.