Autenticidade é o tema de 2022 e continuará em 2023. Estamos todos entediados com o estilo de vida do influenciador, aquelas imagens adulteradas no Instagram que provavelmente foram tiradas por um fotógrafo profissional. A vida real não funciona assim (por exemplo, as fotos posadas, a luz do sol e o equipamento fotográfico de última geração), e todos nós conhecemos os relatórios sobre como a mídia social leva à depressão quando nos comparamos com outras pessoas.
Venho dizendo isso há algum tempo, mas o verdadeiro perigo com a mídia social não são as fotos de influenciadores ou as comparações com amigos e familiares de vez em quando. Vivendo com a mídia social na última década, tem mais a ver com o grande volume de postagens que consumimos. Exponha qualquer pessoa a mil fotos de um apartamento de luxo e roupas caras por um longo período e, eventualmente, os efeitos, sobretudo para a saúde mental, vão aparecer.
Lembro-me de um comentário que li uma vez sobre dramas policiais (foi uma referência passageira, então não consigo me lembrar da fonte). Se você gosta de dramas policiais em que há muita violência, isso pode não te afetar nas primeiras 100 vezes que você os assistir. Pode não importar mesmo depois de alguns anos. Assisti-los todas as noites por uma década? Pode haver algum impacto psicológico real.
As redes sociais são da mesma forma. Não é como se o Instagram pudesse mudar sua perspectiva psicológica depois de folhear algumas fotos brilhantes de uma só vez. Eu me pergunto sobre o impacto quando usamos esses aplicativos por uma década. Uma solução é ignorar completamente os aplicativos, mas então perdemos o valor que eles fornecem – por exemplo, conexões sociais, descoberta de produtos ou puro entretenimento.
Felizmente, um aplicativo chamado BeReal fez uma nova tentativa de tornar a mídia social um pouco mais valiosa em 2022. BeReal foi lançado em 2020, mas ganhou popularidade este ano. A empresa trabalhou com influenciadores locais para promover o aplicativo em seu círculo de influência. Ele incentiva a autenticidade. Em uma hora específica do dia, você vê uma notificação para tirar uma foto e postar o que está acontecendo na vida real, sem toda a preparação necessária para esses momentos encenados.
Eu gosto da ideia, embora tenha notado que também há uma maneira de contornar esse processo. Na verdade, você pode postar uma foto encenada mais tarde, portanto, o processo só funcionará se você decidir cumprir as regras de notificação imediata. No meu caso, postei algumas fotos nos horários pré-determinados.
Eu não era fã de fazer isso, o que é interessante. Eu questionei por que eu iria postar fotos chatas. Algo dentro de mim dizia, por que alguém se importaria com meu espaguete ou meus sapatos? Percebi que fui condicionado por aplicativos como Facebook e Instagram a postar apenas os melhores momentos. Eu queria que as pessoas se importassem, clicassem em “curtir” – eu queria algum tipo de estima e reconhecimento.
E quanto a você? Em uma rápida varredura do meu feed, vejo imagens encenadas de uma refeição em família, outra mostrando uma cena de inverno bem iluminada e alguém com um sorriso cativante olhando para a câmera. Não vi uma única foto “ruim”.
Como ratos mastigando queijo em um labirinto, o Facebook nos condicionou a postar os melhores momentos. Isso alimenta o algoritmo, que por sua vez adiciona mais receita aos anunciantes, porque fotos incrivelmente boas tendem a obter mais tração, engajamento, comentários e olhos. Autenticidade não alimenta o algoritmo.
Um ponto importante a destacar aqui é que o BeReal não possui anúncios. Então, de certa forma, não existe um algoritmo de vaidade. Não há máquina que nos forneça anúncios quando publicamos imagens impressionantes. Não há competição social; BeReal também não atrairá influenciadores tentando ganhar dinheiro. O elemento de vaidade está faltando, o que significa que o alto tráfego não levará à receita de anúncios.
Estou curioso para saber se o BeReal pode, de alguma forma, atrair mais atenção. O aplicativo tinha cerca de um milhão de usuários ativos diariamente em 2021, mas esses números saltaram para cerca de 20 milhões em agosto de 2022.
Isso é impressionante, mas ainda longe do domínio do Facebook, Instagram ou Twitter. Se faltar vaidade e os anúncios nunca chegarem, não tenho certeza de como o BeReal vai dar lucro. Uma ideia maluca é que escolhemos usar aplicativos como esse e até pagamos por eles. Existe um conceito novo: pagar um aplicativo para não nos mostrar anúncios.
Autenticidade pode ser uma moda passageira, mas espero que dure.
BeReal é minha escolha para o melhor aplicativo de 2022, principalmente porque está quebrando meu hábito de postar apenas os momentos perfeitos. Pretendo continuar usando-o como uma forma de encorajar mais autenticidade. Você vai se juntar a mim?
O post BeReal é o app de mídia social do ano por apenas um motivo apareceu primeiro em Forbes Brasil.