Verão: 4 cuidados essenciais com os pets na estação mais quente do ano

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read

Para muitos, o verão é a estação mais amada do ano! Afinal, nela é possível ir à praia, tomar milkshakes geladinhos, entre outras coisas divertidas. Porém, o período também traz a necessidade de mais atenção com os pets, viu?

Atividade como banho, alimentação e hidratação dos cães e gatos precisam de cuidados redobrados nesse período. Quer saber como cuidar muito bem do seu pet no verão? Confira as dicas a seguir:

Água, água e mais água!

No verão, assim como nós, humanos, sentimos uma necessidade maior de beber água, os pets também precisam de mais hidratação. Portanto, não deixe de levar uma garrafa d’água para seu cão e gato quando forem sair para caminhar. Para que a água do seu cão ou gato fique mais geladinha, uma boa dica é colocar alguns cubos de gelo dentro da garrafa junto com o líquido.

Além da água comum, a água de coco também pode ser uma opção em alguns casos, mas sempre consulte um médico-veterinário antes, já que ele poderá indicar as quantidades certas da bebida para o animal.

Sem locais abafados

Nunca deixe seus cães ou gatos sozinhos dentro do carro, mesmo que só por um tempo curto. Eles podem até mesmo morrer sufocados por hipertermia nessa situação. Além disso, deixá-lo em outros locais sem ventilação, como garagens fechadas ou lugares muito apertados, também não é adequado.

Rotina de banho e tosa

É importante que pets tenham uma rotina de banho e tosa, porém alguns cuidados são necessários no calor. A tosa, por exemplo, não deve ser exagerada, já que, ao contrário do que se pode imaginar, os pelos protegem os animais do calor. Já o banho precisa de outra atenção: o cuidado para não causar um choque térmico.

Cuidado com o banho e tosa dos pets no verão – Foto: Shutterstock

Sol escaldante não!

Pets amam passear, né? Porém, é preciso escolher a hora correta do dia para fazer isso. Afinal, quando o sol está escaldante, os pets podem acabar queimando as patas no chão das calçadas. Então confira sempre a temperatura do chão antes de levar o bichinho para passear.

Deixe um comentário