As ações europeias subiram nesta sexta-feira (9) com ganhos dos setores industrial e financeiro diante do otimismo com China, mas preocupações com uma recessão antes de uma série de decisões de bancos centrais pressionaram o índice pan-europeu STOXX 600 para uma perda semanal após sete semanas de ganhos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O STOXX 600 fechou em alta de 0,8%, a 439,1 pontos, e encerrou uma sequência de cinco dias de perdas devido em grande parte a preocupações sobre uma recessão global iminente devido a aumentos acentuados das taxas de juros pelos bancos centrais.
A próxima semana será crucial, com as decisões de política monetária do Federal Reserve, do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra. O BCE deve aumentar os juros em 0,5 ponto percentual na próxima semana, de acordo com uma pesquisa da Reuters, após dois aumentos de 0,75 ponto.
Ações industriais, como Siemens AG e Schneider Electric SE, deram os maiores impulsos ao índice, enquanto as financeiras expostas à China, como a Prudential Plc, subiram 3%.
Os bancos encerraram sua sequência de quatro dias de perdas e avançaram 0,9%.
O post Ações europeias sobem com otimismo sobre China apareceu primeiro em Forbes Brasil.