Depois de dois anos com altos e baixos na jornada escolar de crianças e adolescentes devido à pandemia de Covid-19, 2022 foi um ano mais consistente para as instituições de ensino. A expectativa é de que em 2023 a rotina volte 100% à normalidade.
Dentro desta rotina está a atualização das mensalidades nas instituições particulares. Com grades curriculares distintas entre si e diferenciais em atividades extracurriculares, ensino integral e aulas extras para o ensino médio, as escolas possuem distinções nas suas formas de cobrança.
A Forbes Brasil apurou o custo mensal de 25 instituições de ensino localizadas em São Paulo, São José dos Campos (SP), Curitiba, Recife, Londrina (PR), Brasília e Rio de Janeiro para saber qual será o custo da educação privada de algumas das escolas mais caras do país em 2023.
Para isso, calculamos valores médios das mensalidades para “Educação infantil” com os custos para maternal, jardim e pré-escola, “Ensino Fundamental” para o período entre o 1º ano e o 9º ano e “Ensino médio” para o intervalo do 10º ao 12º ano.
Não houve uma padronização nos reajustes aplicados para o próximo ano pelas escolas mais caras do país. Verificamos instituições com aumentos de 3%, enquanto outras elevaram os valores em mais de 20%. Teve também escola que optou por manter os mesmos valores. Quando a escola não participou do levantamento de 2021, o percentual de variação traz um ND, abreviação de “Não Disponível”.
Leia também: Quanto custa estudar em 31 das escolas mais caras do Brasil em 2022
A lista tem escolas que não apareceram no levantamento de 2021, como Camino Education, Colégio Cruzeiro, Maple Bear, Pueri Domus e St. Nicholas.
Consultadas, as escolas a seguir não informaram os valores: Aubrick, Chapel School, Colégio FAAP, Colégio Santa Cecília, Colégio Santo Agostinho, Concept, Deutsche Schule Corcovado, Escola da Vila, International School Curitiba e Miguel de Cervantes.
Veja, na galeria de fotos a seguir quanto custa estudar em 25 das escolas mais caras do Brasil em 2023:
Repórteres que colaboraram para esta matéria: Vitória Fernandes, Naty Falla, Giovanna Simonetti, Fernanda Almeida, Erich Mafra, Andressa Almeida e Gabriela Tavolaro.
O post Quanto custa estudar nas 25 escolas mais caras do Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.