A Austrália deve ter uma temporada de colheitas abundantes, incluindo uma produção recorde de trigo no atual ano financeiro, disse o governo nesta terça-feira (6), apesar do impacto das inundações generalizadas na região leste do país.
A produção total de safras de inverno em todo o país está prevista para totalizar 62 milhões de toneladas, a segunda maior já registrada, de acordo com um relatório do Abares (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics).
Leia também: Trigo cai para mínima de 3 meses em Chicago com competição em exportações
“Embora a chuva da primavera tenha impactado a produção, rendimentos e qualidade em algumas partes do país, alguns Estados estão experimentando suas melhores safras de inverno já registradas“, disse o diretor da Abares, Jared Greenville, em comunicado.
A produção de trigo, a principal safra de grãos do país, deve atingir 36,6 milhões de toneladas nos 12 meses até 30 de junho de 2023, um aumento de 1% em relação ao recorde anterior estabelecido no ano passado, disse o relatório.
A produção de cevada deve atingir 13,4 milhões de toneladas, a quarta maior safra já registrada, com a canola devendo atingir um recorde de 7,3 milhões de toneladas.
A região leste da Austrália sofreu uma onda de inundações este ano, inundando casas e terras agrícolas, por causa do fenômeno climático La Nina.
O plantio da safra de verão deve cair 9% como resultado das enchentes, disse o relatório, impactando principalmente as lavouras de algodão e arroz.
O post Austrália prevê safra recorde de trigo apesar das enchentes apareceu primeiro em Forbes Brasil.