Cuidar da saúde é fundamental para evitar ficar doente. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, se hidratar e dormir bem são algumas formas de evitar o surgimento de infecções, inflamações e até mesmo doenças crônicas, como diabete, câncer e obesidade.
Existem diversos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, e também há temperos que além de dar sabor aos pratos, podem elevar as defesas do corpo. Por isso, separamos cinco temperos que você precisa incluir na sua alimentação para ajudar a turbinar a imunidade do seu organismo. Confira:
1 – Alho
O alho possui uma substância que ajuda a combater infecções por bactérias, vírus e fungos. Inclusive, ele tem funcionalidades imunoestimulantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, além de melhorar a memória, já que é rico em manganês.
2 – Menta
A menta combina com pratos salgados, bebidas, saladas, marinadas e frutas. Ela, além de proporcionar um frescor único aos alimentos, também conta com propriedades que ajudam a fortalecer a imunidade e proteger o corpo contra infecções e inflamações.
3 – Pimenta
A capsaicina ou a piperina é uma substância encontrada nas pimentas, seja ela a branca, vermelha ou preta, que estimula os receptores sensíveis existentes na língua e na boca. Quando são atingidos, esses receptores nervosos transmitem ao cérebro uma informação que gera uma resposta responsável por reações de estímulos do metabolismo e de neurotransmissores, que estimula as ramificações nervosas, com melhora da capacidade dos sistemas imunológico e anti-inflamatório.
4 – Tomilho
O tomilho vai bem principalmente em sopas, pratos de tomate, saladas e vegetais. Essa especiaria proporciona benefícios terapêuticos, como a redução da pressão arterial. Além disso, ele também melhora a imunidade e o humor.
5 – Cúrcuma
A cúrcuma é fonte de carotenoides que oferecem fotoproteção à pele. Ela também melhora a digestão, ajuda na perda de peso, tem propriedades antineoplásicas e anti-inflamatórias, e ajuda a combater resfriados e gripes. E os benefícios não param por aí, a cúrcuma também ajuda a regular regula a flora intestinal, estimula o sistema imune e regula o colesterol.