Ibovespa cai, na contramão de NY, pressionado por ruído local

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

O Ibovespa chegou a operar no positivo nesta quarta (23), mas voltou à tendência negativa em meio ao cenário político de incerteza em relação à PEC de Transição, seu prazo e valores. O índice fechou em queda de 0,18%, a 108.841,15 pontos.

Em Wall Street, hoje foi dia de divulgação da ata do Fed. O texto veio em linha com o esperado pelo mercado e ajudou a impulsionar as bolsas de Nova York, que fecharam no positivo e puxaram o Ibovespa para cima, para uma queda longe das mínimas.

Um dos destaques do dia foi a queda na cotação do petróleo, acima de 3%, em meio às discussões sobre colocar um teto de preço no óleo russo. A notícia pressionou as ações da PetroRio (PRIO3) e da 3R Petroleum (RRRP3), mas teve pouco efeito nos papéis da Petrobras.

Para Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed, o movimento de hoje é um ajuste, um arrefecimento da força vendedora do papel, que caiu cerca de 30% em duas semanas. “O mercado não gostou do resultado das eleições e enxerga com desconfiança qual será a nova política de preços da Petrobras. Hoje, o papel negocia com os lucros recentes a múltiplos muito baratos”, diz o diretor.

As ações ON (PETR3) fecharam com uma ligeira alta de 0,04%, enquanto as ações PN (PETR4) subiram 0,47%. Já PetroRio caiu 0,56% e 3R perdeu 4,01%.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Varejistas e outras ações sensíveis aos juros também pressionaram o Ibovespa para baixo. Isso porque, a curva de juros aumentou hoje em meio à incerteza do cenário político e falar do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Campos Neto disse que o BC tem a preocupação “de passar a mensagem de que persistirá” na sua missão de trazer a inflação de volta à meta. O presidente também comentou a incerteza atual e a tentativa do governo de aumentar os gastos públicos.

“Se você for mais transparente e explicar melhor, você pode gastar mais e com menos custo em termos de credibilidade”, afirmou. “Não explicar muito bem ou não desenhar muito bem o programa e ter várias notícias ao mesmo tempo acaba gerando incerteza e diminui sua capacidade de gastar.”

CVC (CVCB3) caiu 7,04%, Americanas (AMER3) perdeu 5,45%, Natura (NTCO3) recuou 4,93% e o Grupo Soma (SOMA3) teve queda de 4,49%.

Entre os ganhos do Ibovespa, destacam-se alguns ajustes de preço, como o da Marfrig (MRFG3), que subiu 3,06% no dia após queda de quase 20% numa sequência de seis pregões. Mesmo caso de Banco do Brasil (BBAS3), que teve alta de 1,20%.

Em Wall Street, a ata do Fed veio em linha com o que o mercado esperava. O banco central dos EUA sinalizou estar próximo do fim do aperto monetário e o mercado norte-americano interpretou isso de forma positiva.

O S&P 500 subiu 0,60%, a 4.027,46 pontos, o Dow Jones ganhou 0,28%, a 34.195,11 pontos, e o Nasdaq avançou 0,99%, a 11.285,32 pontos.

Depois de oscilar bastante, o dólar comercial fechou com uma ligeira queda de 0,10%, a R$ 5,3744.

(Com Reuters)

O post Ibovespa cai, na contramão de NY, pressionado por ruído local apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário